sábado, 11 de abril de 2009

Misteria Paschalia em Cracóvia


Como parte da programação do 6º. Festival Misteria Paschalia, que acontece em Cracóvia, nesta semana de 6 a 13 de abril, o concerto deste sábado de Aleluia, será na Capela de Santa Kinga, na Mina de Sal de Wieliczka, com início às 20.00 horas.

O concerto "La Settimana Santa a Napoli nel Seicento" tem a participação de:

Francesco Provenzale – Dialogo per la Passione
Giovanni Vittorio Majello – Quasi cedrus
Giovanni Maria Sabino – Crux Fidelis
Giovanni Maria Sabino – Jesu corona coelsior
Pietro Andrea Ziani – Sonata a 5
Giovanni Salvatore – Stabat Mater
Giovanni Salvatore – Litanie per la Beata Vergine Maria

Cristiana Arcari – soprano
Valentina Varriale – soprano
Eufemia Tufano – mezzosoprano
Giuseppe De Vittorio – tenor
Rosario Totaro – tenor
Giuseppe Naviglio – baixo

Cappella della Pietà de’ Turchini
Antonio Florio – maestro

O conjunto de Nápoles existe há mais de vinte anos sempre com a direção de Antonio Florio. Atualmente é membro das formações europeias especializadas em música antiga. Do repertório mais executado do grupo fazem parte músicas napolitanas dos séculos XVII e XVIII. A Cappella della Pietà de’Turchini já se apresentou praticamente em todo o mundo, como por exemplo no Konzerthaus de Viena, Cité de la Musique em Paris, Teatro San Carlo de Napoles, Teatro de la Zarzuela de Madrid, Teatro Olimpico de Roma e nos festivais internacionais de Barcelona Early Music Festival, La Coruña Mozart Festival, Festival do Pais de Gales, BBC Early Music Festival e festival de Beaune.

Bolek e Lolek de férias

O desenho animado na Polônia, tem em Bolek (diminutivo de Bolesław - Boleslau) e Lolek (diminutivo de Karol - Carlos) seus personagens mais famosos. Neste filme, os dois fazem uma viagem de férias de Bielsko Biała, cidade ao Sul do país, quase fronteira com a Eslováquia, até o Norte, nas praias do Mar Báltico.



O desenho tem roteiro e conceção artística de Władzysław Nehrebecki e Leszek Mech, trabalhos plásticos de Tadeusz Depa, com música de Tadeusz Kocyba, desenhos e animação de Ryszard Lepióra, Wiktor Kasza, Tadeusz Wyroba e Janusz Jamróg, com decoração de Stefania Dąbrowiecka, fotografia de Dorota Poraniewska, som de Otokar Balcy, Montagem e efeitos especiais de Alojzy Mol, direção de produção de Romana Miś e direçao de Ryszard Lepióra.