segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Um encontro musical incomum-

texto: RAFAEL COSTA


O músico brasileiro impressionou a cantora polonesa nos Estados Unidos, quando apresentou “The Island”

Em sua primeira visita ao Brasil, a renomada cantora polonesa Anna Maria Jopek se apresenta ao lado de Ivan Lins no Canal da Música.

“Eu e meu marido descobrimos Lisboa há alguns anos”, conta Anna, por telefone, à Gazeta do Povo. “Ficamos fascinados. Não se trata só da beleza do lugar e das pessoas, mas de sua música, que é fascinante. São muitas culturas em um único lugar. Há influência de Moçambique, Cabo Verde, Brasil. Para alguém que ama música como nós, é um grande lugar para se conhecer pessoas e encontrar essa cooperação maravilhosa entre as culturas”, diz a cantora, que tem o jazz como uma de suas principais influências.
Foi neste disco que Anna Maria gravou “O Acaso”, de Ivan Lins – de acordo ela, “um gênio de nossos tempos”. A cantora conheceu o brasileiro na casa de shows Hollywood Bowl, em Los Angeles, quando se apresentou ao lado do brasileiro Oscar Castro Neves, em 2008. “É uma das situações que me fizeram meu desenvolvimento musical crescer”, diz.
Anna – que faz questão de agradecer à consulesa-geral da Polônia em Curitiba, Dorota Barys, por viabilizar o show – conta que jamais se “atreveria” a convidar o músico brasileiro para uma parceria. “Convidaram o Ivan, ele disse sim. Na mesma hora, eu disse: ‘estou fazendo as malas!’”, brinca a cantora.

Show
Quando falou à reportagem, Anna disse que ainda não havia um repertório definido para o show – que, além da cantora e de Ivan Lins, ao piano, terá o guitarrista brasileiro Leo Amuedo e o também guitarrista Marek Napiórkowski, da Polônia. Músicas como “O Acaso”, que marcou o encontro dos dois em estúdio, “Love Dance”, “The Island” (versão de “Começar de Novo”), “Lembra de Mim” e “Nocturn”, de Ivan, estão entre as que a cantora gostaria de fazer.
“Mas é o show que vai nos levar a uma direção. A energia da plateia mostra por onde ir e o que tocar”, diz Anna. “Estou muito curiosa, e um pouco assustada. Mas é bom ter medo, porque meu medo está mostrando meu respeito por Ivan e pelo público. Não é errado. Mas claro que meu entusiasmo é maior que meu medo.”

Serviço:
Ivan Lins convida Anna Maria Jopek. Canal da Música (R. Júlio Perneta, 695), (41) 3331-7500. Segunda-feira (10), às 20 horas. Os ingressos custam R$50 e R$25 (meia-entrada) e e podem ser comprados no Disk Ingressos pelo telefone (41) 3315-0808 e nos quiosques dos shoppings Mueller, Estação e Total, e no local, duas horas antes do início do show.

reprodução de reportagem publicada no jornal Gazeta do Povo, de Curitiba