quarta-feira, 30 de março de 2011

Hotel Cracóvia não poderá ser demolido

Foto: Michał Łepecki
 O Hotel Cracovia foi declarado pela Prefeitura da cidade patrimônio histórico municipal no dia de ontem. Dessa forma, ele é considerado monumento da cidade. Ainda, no dia de hoje, a Voivodia (Estado) da Małopolska deve fazer o mesmo declarar o edifício do hotel patrimônio da região. Em tal condição, o novo proprietário não poderá mais demolir o estabelecimento. Qualquer reforma deverá ter a aquiecência dos poderes públicos.
O já lendário Hotel Cracovia (escrito assim mesmo em idioma polaco, ou melhor Latim) deveria operar só até o final de junho. Então ele deve ser fechado. Os planos preliminares do novo proprietário Echo Investimento SA sobre o edifício modernista ainda não são conhecidos. Por enquanto, boatos dão conta que no local será erguido um "complexo de edifícios de natureza mista."
Segundo Jan Janczykowski, em conformidade com a lei alterada sobre a Protecção dos Monumentos, a partir destes decretos municipal e regional a demolição total do hotel não terá consentimento.
O Hotel Cracovia Hotel está localizado na ulica Marszałka Ferdynanda Focha, quase em frente ao Parque Błonia e atualmente faz parte da cadeia Orbis.
Foi construído entre 1961 a1964 com projeto arquitetônico de Witold Cęckiewicza. Sua inauguração aconteceu em 22 de junho de 1965, com o título de construção mais longa (150 m) e um dos maiores e mais modernos hotéis da Polônia.
O prédio de cinco andares tem 510 camas em 309 quartos e 9 suites, além de restaurante, cafeteria, salas de conferências e um cassino para os hóspedes.