segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Polônia: dada largada às eleições parlamentares

Tusk ouve eleitores sobre a crise econômica - Foto: Marcin Kucewicz 
A Polônia deu início a mais uma campanha parlamentar. Com a supremacia do PO - Partido da Plataforma Cívica ocupando a presidência da República e o cargo de primeiro-ministro, torna-se o alvo principal da política polaca, seja para atacar, ou elogiar. O principal partido de oposição, o PiS - Partido Direito e Justiça, do ex-primeiro-ministro Jarosław Kaczyński, gêmeo do ex-presidente da república, vítima do acidente aéreo de Smoleński, arma-se de todas as formas para recuperar o poder que por ora, encontra-se em nas mãos do adversário.
Perguntas como: "Como é que vivemos?" foram endereçadas ao primeiro-ministro Donald Tusk, na convenção do PiS, que ocorreu neste domingo. "E para nós o que? Arbusto, deserto?" completou Kaczyński.
Stanisław Kowalczyk, candidato a deputado pelo PiS, compareceu à convenção com um pimentão na mão, e indignado fez perguntas retóricas: "Minha filha para aprender a tocar um instrumento de teclado tinha que ir para Radom. Uma vez, eu a levei, mas depois não tive mais tempo. Ela diz-me que no ensino médio fumam cigarros e bebem vodka. E eu pergunto: o que fazer, senhor?"
Estão claras as intenções da oposição. Só não percebe aquele que não quer ver. A campanha nestas eleições parlamentares devem descer ao mais baixo nível... com pimentões, vodka, cigarros e etc.