sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Polônia na Virada Cultural de Curitiba

Dentro do programa da Virada Cultural o dia 6 de novembro na praça Largo da Ordem às 20h30, em Curitiba, haverá exibição de filmes curta-metragem com a participação dos sete filmes polacos:
  A Catedral / Katedra (2001 - dir. Tomek Bagiński - 6'20")



Um homem visita a misteriosa estrutura que parece uma catedral da idade media. Ao caminhar a luz da sua lanterna ilumina pilares descobrindo rostos humanos.O filme ganhou o premio Siggraph em San Antonio pelo melhor curto animado no ano 2002 e tinha nominação pelo Oscar em 2002.

A Poltrona / Fotel (1963 - dir. Daniel Szczechura - 5'37")





Uma história da luta pelo poder expressa com genialmente através de simples meios gráficos.

A Arte Caída / Sztuka spadania (2004 - dir. Tomek Bagiński - 5'51")





Uma velha e esquecida base militar no Pacífico. Os soldados, que perderam o juízo em conseqüência das guerras, lá ficaram para completar a última missão com um General que se acredita um artista... Em 2006 este curta ganhou o prêmio da British Academy of Film and Television Arts Award.

Tango (1980 - dir. Zbigniew Rybczyński - 7'54")


Uma história sobre a alienação e solidão do ser humano. No mesmo espaço aparecem pessoas que vivem as suas vidas (dançam os seus tangos) sem nenhum vinculo umas com as outras. O filme ganhou o Oscar pelo Melhor Curta em 1983.

A História da Polônia em desenho animado / Animowana Historia Polski (2010 - dir. Tomek Baginski - 8'00")



Mais de mil anos da história da Polônia apresentada em oito minutos de animação. Um projeto educativo apresentado durante a EXPO Shangai 2010.

Vermelho e Preto / Czerwone i czarne (1963 - dir. Witold Giersz - 6"24")



Uma humorística história da corrida de touros com técnica de pintura livre sobre celulóide.

Cinematógrafo / Kinematograf (2009 - dir. Tomek Bagiński - 12'00")






Francis é um inventor e sua última invenção pode mudar o mundo. Contudo, ele esqueceu de um detalhe: os sonhos podem custar caro demais. Focado exclusivamente em seu trabalho reconhece a seriedade da situação tarde demais. Melhor Curta Animado Award & Conference, Potsdam, 2009.

Entrada gratuita. A Virada Cultural, iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba são 24 horas de espetáculos, concertos, shows, exposições etc. dentro da Corrente Cultural que acontece de neste início de novembro.