domingo, 6 de novembro de 2011

Tragédia na noite cracoviana


Um desabamento ocorrido ao redor das 2:30 desta noite de sábado para domingo no edifício que abriga diversas discotecas no centro de Cracóvia, poderia ter tido consequências muito maiores. Uma escada de concreto desabou entre o segundo e terceiro andar do prédio da ulica Wielopole, nr 15, próximo a Poczta Główna.
11 pessoas que estavam na escada ficaram feridas e foram levadas para hospitais de Cracóvia. De acordo com a informação da polícia, a maioria dos feridos não teve mais que contusões. Depois da assistência médica, as vítimas foram liberadas e já se encontram em suas casas.
No famoso endereço funciona, entre outras, a boite Łubu-Dubu, conhecida pelos encontros homossexuais entre mulheres e homens. Apesar da sociedade católica conversadora polaca não admitir, o número de homossexuais na Polônia é grande. O preconceito do ex-presidente Lech Kaczyński (morto do desastre aéreo de Smolenski) fez com que ele impedisse a realização da Parada Gay em Varsóvia, quando ele ainda era prefeito da capital polaca. O ato lhe rendeu muitos votos e o elegeu presidente da República.
Os bombeiros tiveram muito trabalho durante toda esta madrugada. Evacuaram cerca de dois mil pessoas que se divertiam na noite cracoviana, da antiga Kamienice (prédio antigos do centro histórico de Cracóvia). No edifício funciona vários clubes noturnos e discotecas. A ação dos bombeiros só terminou às 6 horas da manhã deste domingo.
Segundo a versão preliminar, o acidente ocorreu por causa do mau estado de conservação do edifício e sobrecarga de pessoas nas escadas. A polícia interditou o local, para investigação das causas do acidentes e a supervisão da construção por representantes dos serviços de inspeção.