terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A verdadeira história de Bielski

Daniel Craig como Tewje Bielski no filme "Defiance" (Opór). Foto: Karen Ballard

O ator britânico, Daniel Graig deixa a pele do agente 007 para viver um guerrilheiro polaco-judeu.  A mega-produção hollywoodiana dirigida por Edward Zwick estréia nos Estados Unidos no próximo dia 16 de janeiro e uma semana depois na Polônia e resto da Europa.  O jornal "New Iork Times" publicou reportagem, após um de seus jornalistas ter assistido a pré-estréia logo após o reveillon.  Para o jornal, o personagem do ator Daniel Craig é "nobre, corajoso,atirador certeiro e beija muito bem." Seu Tewje Bielski é representado com autenticidade, segundo o jornalista.
O herói judeu, assim como Oskar Schindler, é para a direita polaca, um assassino. Para o jornal polaco "Nasz Dziennik", Bielski é um jagunço e um açougueiro de polacos. O filme é baseado no livro de Jan Tomasz Gross e já levantou polêmica quando de sua publicação.
 
Quem foi Tewje Bielski?
Nasceu em 1906, em uma pequena vila rural próximo a Mickiewiczowski Nowogródki, numa família judia proprietária de um moinho.  Tinha cidadania e passaporte polaco, e serviu por curto período as Forças Armadas da Polônia. Dominava os idiomas polaco e iddysh. Provavelmente se ocupou de contrabando na fronteira soviética, quando chegava a caminhar 50 km desde sua família Stankiewicz. Independente do juízo que se possa fazer dele nesse mister era reconhecido como um bom negociante na cidadezinha de Sobotniki. Após a invasão soviética em 17 de setembro de 1939, começou uma nova atividade, agora como funcionário público. Dois anos após, quando Hitler atacou Stalin, Tewje escapou do gueto através do Bosque. Depois de se casar se tornou o guerrilheiro de Bielski, que sobreviveu a guerra junto com outros mil judeus.
Tewje e seus irmãos Zus, Asael e o adolescente Aaron, entre o inverno de 1942 e 1943  lutaram lado a lado com a Armia Krajowa (Legião Nacional Polaca). Depois de Katyn, em 1943, explodiu em Nowogródki a guerra polaco-soviética. Neste período, os judeus de Bielski lutaram ao lado dos russos, mas sozinho Tewje ficou com a Legião Polaca, lutando contra os alemães e os soviéticos. O pior momento de suas ações aconteceu em Nowogródki, quando foram assassinados 128 moradores nos campos de Naliboki.
Alguns protestos da direita já aconteceram na Polônia, contra a figura de herói que se pretende dar a Tewje. Para o historiador polaco Jerzy Robert Nowak, "Nós polacos estamos furiosos. Isto é um escândalo, que ninguém poderia pensar. Transformar num filme, um assassino que massacrou polacos em um vilarejo distante, num herói. Os irmãos de Bielski não foram heróis, eles foram assassinos e bandidos." Nowak é mais um destes pesquisadores a serviço do Instituto da Memória Nacional, que desde a ascensão de Lech Kaczyński, não tem feito outra coisa a não ser uma caça as bruxas do período comunista... Todos os que são ou foram de esquerda, para eles são apenas bandidos.
P.S. Todos tem o direito de pensar como querem, mas que parece equívoco condenar todos a fogueira isto parece... Querem fugir do diabo para se abraçarem a outro diabo muito pior... Se é que existem diabos piores ou melhores.  Quanto a resposta se Tewje era herói ou bandido... só o filme ou o livro, quie não vi e não li podem dizer algumas coisa... Mas o Instituto da Memória Nacional, mesmo ainda fazendo investigações sobre o assunto... já tem seu veredito: bandido!!! Sendo assim...Tewje Bielski deve ter sido mesmo herói... um dos tantos desconhecidos na luta desigual da segunda guerra mundial. A Polônia ainda tem muitos heróis, que ela propria desconhece e que o mundo dividido entre israelenses e palestinos, iraquianos e Norte-americanos desconhece.