terça-feira, 29 de junho de 2010

Kwaśniewski está com Komorowski


O ex-presidente da República, Aleksander Kwaśniewski, do SLD (Social Democracia polaca) já declarou seu voto a favor do candidato Bronisław Komorowski do PO (Partido da Plataforma da Cívica). Enquanto isso, o presidente de seu partido e candidato derrotado no primeiro turno Grzegorz Napieralski ainda não manifestou sua intenção de voto.
Napieralski (13,68% dos votos no primeiro turno), se reunirá hoje com o Partia Kobiet (Partido das Mulheres) para perguntar, a quem deve prestar os seus mais de 2 milhões de eleitores. A chefe do PK Iwona Piątek não quer dizer qual é a decisão do seu partido. "Bronisław Komorowski é a partir de nossa perspectiva o melhor candidato para as mulheres, embora não seja perfeita", diz a profa. Magdalena Środa do conselho do Congresso das Mulheres Polacas. E acrescenta que Jarosław Kaczyński não tem nenhum significado para as mulheres e por isto não tem o apoio do Congresso das Mulheres.
Outros líderes da esquerda polaca, além de Kwaśniewski como Olejniczak, Kalisz, Nałęcz e Borowski estão comprometidos com Komorowski.