domingo, 16 de março de 2008

Torcedores destróem TV

Ilustração: Janusz Stanny
A partida transcorria em verdadeira atmosfera esportiva, quando de repente nos 20 minutos do segundo tempo, apareceu na tela um grupo de torcedores de uma equipe que começaram a destruir meu televisor. Perdedores são conhecidos. Esta é a historinha do cartum do desenhista polaco Janusz Stanny sobre futebol.

Doda agora para chupar

A superstar Doda Rabczewska agora em sorvete. Sim! Agora os fãs poderão "chupar" Doda em vários sabores. Uma empresa de sorvetes está lançando os gelados com os sabores que a cantora mais gosta. O video abaixo do site do jornal Gazeta Wyborcza fala sobre esta novidade que está sendo lançada nesta segunda-feira em todos os estabelecimentos da Polônia, mostrando a cantora saboreando o seu sorvete Lody Dody:

Missa para Henrique de Curitiba

A Comunidade Polaca da Paróquia Santo Estanislau juntamente com o Coral João Paulo II convidam para a missa do 30º dia de falecimento do compositor ZBIGNIEW HENRIQUE MOROZOWICZ - Henrique de Curitiba, no dia 18/03/2008, às 19:00 horas - Rua Emiliano Perneta, 463, Centro, Curitiba/PR.


Henrique de Curitiba como ficou conhecido nacionalmente morreu em decorrência de problemas cardíacos, quando tinha 73 anos. Nasceu em 29 de agosto de 1934, em Curitiba e morreu em 16 fevereiro de 2008. A história da família Morozowicz se confunde com a do Estado do Paraná. O patriarca Tadeu Morozowicz foi dançarino e coreógrafo na Polônia, e se apresentou regularmente no Teatro Scala, em Milão. Casado com uma pianista, o casal imigrou para o Brasil em 1926. Tiveram três filhos Milena, Norton e Zbigniew Henrique. O regente e flautista Norton Morozowicz, irmão mais novo de Henrique é membro da Academia Brasileira de Música. Henrique de Curitiba deixou um casal de filhos, Karina (casada com Gonzaga) e Alexis (casado com Graziela), além de dois netos, Thales e Luísa. O compositor, que iniciou seus estudos de piano com a mãe, Wanda Lachowski Morozowicz, manteve sempre estreito convívio com seus irmãos, Milena e Norton, ambos também artistas. Os três prosseguiram a tradição familiar iniciada com a avó, Natália Morozowicz, atriz renomada de grande carreira na Polônia, depois com o pai, Tadeuz Morozowicz, bailarino e coreógrafo formado no Teatro Nacional de Varsóvia e na Escola Imperial de Ballet de Saint Petersburg, fundador, em Curitiba, da primeira escola de dança clássica do país. Parceiros, tanto na vida familiar como também na musical, Norton e Henrique formaram o Duo Morozowicz, de flauta e piano, que gravou vários discos e apresentou-se em recitais e concertos por todo o Brasil.O compositor e professor Hnerique Morozowicz tinha mestrado na Universidade Cornell, nos EUA e teve aulas com o maestro Hans-Joachim Koellreuter (1915-2005) nos anos 50. Ele participou da Escola Livre de Música de São Paulo e depois de competir no Festival Chopin na Polônia ele estudou no Conservatório de Varsóvia. Retornou ao Brasil em 1964, onde começou sua carreira da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Paraná. Aposentou em 1994 como professor da UFPR - Universidade Federal do Paraná e também foi professor da UFG - Universidade Federal de Goiás. Em seus últimos anos de vida, destacou-se nas composições para coral e voz, tendo escrito mais de 150 obras, principalmente instrumentais, música de câmara, piano e coral.