quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Mostra de curtas polacos em Fortaleza


Fortaleza sedia o "Polish Wave", mostra que exibe uma seleção de curtas-metragens produzidos na Polônia.

O evento terá o Cinema do Dragão como espaço, em sessão única e gratuita, na sexta-feira, 14 dezembro, às 19h30min. Estarão presentes no evento a cônsul honorária da Polônia em Fortaleza, Hanna Zborowska Neves, e o Consul Geral da Polônia em Brasília, Piotr Grejcz.

Esta é a quinta vez em que a mostra itinerante chega a Fortaleza. Pelo mundo, o evento se espalha ainda por salas de cinemas de Polônia, Bélgica e Alemanha. Os selecionados para a para edição deste ano, são curtas lançados em 2017 e 2018, nos gêneros documentário, animação e ficção, revelando parte da produção polaca mais recente.

A programação tem 89 minutos, com exibição de 4 filmes. Confira as sinopses e os traillers:

"Volte"
(Wolta)
Direção: Monika Kotecka Karolina Poryzała / documentário / Polônia 2015 / 14 minutos

Zuzia tem doze anos e treina volteio artístico há vários anos. Ela é a pedra angular que coroa a pirâmide humana. Uma nova temporada começa e junto a ela, a graça e a leveza dos movimentos se perdem.
Click na palavra  Trailler para assistir

"O Maravilhoso Mágico de U.S"
(Czarnoksiężnik z krainy U.S. - The Wizard of U.S.)
Direção: Balbina Bruszewska / Polônia 2017 / animação / 23 minutos

Uma sátira social baseada na história de L. F. Baum. Um misterioso tornado pega Dorothy e a leva para um lugar incomum. Ela segue a estrada de tijolos amarelos para o Mágico que certamente fará seus sonhos se tornarem realidade.
Click na palavra  Trailler para assistir

"Heimat"
Direção: Emi Buchwald / Polônia 2017 / filme / 24 minutos

Cinco membros de uma família peculiar se encontram na delegacia de polícia. Três crianças crescidas precisam testemunhar contra um homem que espancou o pai.
Click na palavra  Trailler para assistir

"Borra de café"
(Fusy - Dregs)
Direção: Kordian Kądziela / Polônia 2017 / filme / 28 minutos

Beata é uma taróloga do telefone e está aconselhando muitas pessoas no seu trabalho. Sua vida muda drasticamente, quando uma de suas leituras quase leva a uma tragédia.
Click na palavra  Trailler para assistir