terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Polaqueiro é definido na Internet

Inspirado no samba cujos versos "Eu sou baianeiro, metade baiano, metade mineiro" adotei a palavra Polaqueiro para expressar minhas origens polacas (paternas) e mineiras (maternas). Para minha surpresa o site Palavras Cruzadas 112  registra o termo e suas definições. Por favor, leia abaixo o registro.

polaqueiro



share Exemplos

exemplos de "polaqueiro"

Borges de Medeiros, dei de cara com aqueles cobrões da época e no meio deles, uma senhora idosa abraçada ao jogador Oréco chorando e dizendo: Belo artigo do meu grande amigo Ulisses Iarochinski, que no seu BLOG escreve: "Sou polaqueiro - metade polaco, metade mineiro. — “Blog do Paulo Branco Radialista: Março 2008”, paulobranco.com

"Sou polaqueiro - meta- de polaco, metade minei- ro - nascido no Paraná, com raízes na polaqueiro – pół Polakiem, pół Mineiro – urodzonym. w Paranie, z korzeniami w. Polsce i. — “Família polonesa levou 18 anos para pagar por terreno”, polonesesnobrasil.com.br

Ulisses Iarochinski lança hoje livro defendido como tese de mestrado em Ciências da Cultura Internacional Iarochinski costuma dizer que é um autêntico "polaqueiro", devido às suas raízes maternas localizadas em Minas Gerais e paternas,. — “Bem Paraná - Polaco, em busca da identidade dos descendentes”, bemparana.com.br
 
Blogs & Fórum


blogs e fóruns sobre "polaqueiro"

“Mas desde o Japão, Chile, Canadá, Burkina Fasso, Suécia, Australia aos brasileiros e polacos de todos os cantos há gente acessando o blog. Polaqueiro de origem, ou seja, metade polaco, metade mineiro, inteiramente paranaense”

— JAROSIŃSKI do BRASIL: iarochinski.blogspot.com

“A Gazeta do Povo e o maior jornal do Parana e um dos mais importantes do Brasil. Ligado a RPC - Rede Paranaense de Comunicacao, e sediado em Curitiba. Eis como o próprio se apresenta no seu blog: "Sou polaqueiro - metade polaco, metade mineiro - nascido no Paraná, com raizes na Polônia e Minas”

— Sobretudo - Gazeta do Povo, gazetadopovo.com.br

Dois Piotr polacos na Oficina de Música de Curitiba

A Oficina de Música de Curitiba, em sua 29ª. edição apresenta mais dois jovens pianistas polacos. Os dois Piotr além das oficinas de piano têm apresentações marcadas para:
No dia 09 de janeiro às 20h30, no Guairão, durante o Concerto e Cerimônia de Abertura da XXIX Oficina de Música de Curitiba, titulado "Celebrando as Comunidades", toca Piotr Banasik.
No dia 15 de janeiro às 16h00 na Capela Santa Maria, será o recital de piano de Piotr Żukowski. No programa: Sonata em Dó Sustenido menor (Op. 27) de Ludwig van Beethoven, Polonaise - Fantaisie em Lá bemol Maior (Op.61) de Fryderyk Chopin, Rapsódia Espanhola de Franz Liszt e "Gaspard de la nuit" de Maurice Ravel.
E no dia 19 de janeiro às 20h30 no Canal da Música durante o Concerto de Encerramento da XXIX Oficina de Música de Curitiba juntamente com o Coro e Orquestra Sinfônica da Oficina de Música de Curitiba Piotr Banasik repete a dose. No programa: Claire de Lune (arranjo de André Caplet) de Claude Debussy, Concerto em Mi bemol Maior, nº 1, S 124 de Franz Liszt, - Sinfonia nº 2 "Ressurreiçao" - "Im tempo des scherzos" de Gustav Mahler.


Piotr Żukowski nasceu em 11 de março de 1982 em Poznań - Polônia. Em 2004 graduou-se com distinção na Ignacy Jan Paderwski's Academia de Musica, e obteve o certificado "Master of art". Desde então vem trabalhando na mesma academia como professor assistente. Sua participaçăo em competiçőes de piano nacionais e internacionais resultaram em inumeros prêmios:
- 1º prêmio no XI International "Anemos" Piano Competition, Roma 2004
- 2º prêmio no XI International Fryderyk Chopin Piano Competition, Budapeste 2004
- 2º prêmio no XV International Chamber Music Competition, Łódź(Polônia) 2004
- 1º prêmio no V International "Anton Rubinstein" Piano Competition, Itália 2003
- 1º prêmio no XII International Piano Competition "Citta di Barletta", Itália 2002
- 1º prêmio no 4th International Competition for Young Pianists "Artur Rubinstein in Memoriam", Bydgoszcz (Polônia) 2000
- prêmio Especial da Associaçăo de professores de Piano do Japão: Vários concertos no Japão.
- prêmio especial no 2º International Aleksander Tansman Competition of Outstanding musicians, Łódź(Polônia) 1998
- 1º prêmio no 1st National Competition in the French Music Interpretation, Łódź(Polônia) 1997
- grande Prêmio "Rydwan Apollina" e o 1º Prêmio na National Competition for Piano Students, Cracóvia (Polônia) 1997
- 3º prêmio no International Young Pianists Competition, Senigallia 1995 (I)
Piotr Żukowski tem tocado na Polônia e em vários outros países, como: China, República Tcheca, Inglaterra, França, Bélgica, Alemanha, Hungria, Itália, Japâo, Eslovaquia, Rússia, Arábia Saudita, Espanha, Turquia e Estados Unidos. Tem dado masterclassess na Grand Valley State University, Arizona State University and University of Redlands nos Estados Unidos e no Conservatório di Musica E.F. Dall Abaco em Verona, Conservatorio di Musica ´G. B. Martini´ - Bolonha (Itália), Istituto Musicale ´Vincenzo Bellini´ em Caltanissetta (Itália), Anadolu Universitesi Eskisehir (Turquia) e Conservatorio Superior de Música ´Eduardo Martínez Torner´ de Oviedo (Espanha).
É membro do júri da Competiçăo Internacional de Piano Anton Rubinstein e Competição Internacional de Piano Johannes Brahms em Aqua Termi (Itália).
Piotr Banasik nasceu em 8 de fevreiro 1982 em Katowice. Depois de ter estudado na Academia de Música de Katowice, na classe do Professor Andrzej Jasiński - professor de Krystian Zimerman, entre outros, graduou-se com a mais alta distinçăo em 2005. Banasik tem participado em numerosos master classes, trabalhando com artistas como Vera Gornostaeva, Orlovetsky Alexei, Dang Thai Son, Alexis Weissenberg, Arie Vardi e Krystian Zimerman.
Recebeu inúmeros prêmios e mençőes honrosas em concursos e festivais na Polônia e em outros países, tais como a Medalha do 48th International Maria Canals Competition em Barcelona, o primeiro prêmio no Young Musicians Festival em Gdańsk (2002), o Grande Prêmio no Concurso Internacional de Piano Parnassos em Monterrey, no México, e o primeiro prêmio no National Chopin Piano Artist Scholarship Competition em Varsóvia (2003). Também foi premiado no 36th Polish Piano Festival em Słupsk.
Em fevereiro de 2005 foi premiado com o segundo prêmio no National Chopin Competition para os candidatos ao 15th International Chopin Piano Competition em Varsóvia. Foi bolsista do Ministério da Cultura e Artes da Polônia. Desde 1998 tem tocado em inúmeros recitais e tem se apresentado como solista em concertos sinfônicos na República Tcheca, França, Alemanha, Itália, México (Palácio de Bellas Artes na Cidade do México), África do Sul, Suíça e Ucrânia, bem como em muitas salas de concerto importantes na Polônia. Tem colaborado, como solista, com a Polish Radio Orchestra em Varsóvia, a Polish Radio Chamber Orchestra ´Amadeus´, e a Mexican Radio (com o Concerto de Chopin nrº 1 com a Guanajuato Orquestra Sinfônica), Sinfonietta Cracovia, Forchheimer Kammerorchester, (como solista e regente), Orchestre National des Pays de La Loire e com muitas orquestras filarmônicas na Polônia. Piotr Banasik já se apresentou em festivais internacionais de grande prestígio como o 22nd Septembre Musical l´Orne, na França (2004), o 60th International Festival Chopin em Duszniki, Polônia (2005), o 24th International Festival Chopin no Cores de Outono (2005), Alexis Weissenberg Piano Festival na Suíça (2007) e o 8th Music Festival em Al-Ain (UAE), onde tocou o Concerto de Piano em Mi bemol maior nrº 22 K.482 de Mozart com a Warsaw Philharmonic Chamber Orchestra.

Apresentações dos dois pianistas acontecem no:
Guairão - Praça Santos Andrade, s/nº, tel. 3304-7982
Capela Santa Maria - Rua Conselheiro Laurindo, 273, tel. 3321-2840
Canal da Música - Rua Júlio Perneta 695, tel. 3331-7500

Ingressos: R$15 ou R$7,50 (mais 1kg um quilo de alimento não-perecível) e gratuito para alunos da Oficina

Acesse o site oficial da XXIX Oficina de Música em Curitiba.

Hilton inaugura hotel em Cracóvia

Foto: Jakub Ociepa
Se o Brasil se prepara para a Copa do Mundo e Olimpíadas, a Polônia está em há 18 meses de sediar o mais importante torneio do continente europeu, a Euro 2012. Embora Cracóvia não vá receber nenhum dos jogos do campeonato em conjunto com a Ucrânia, os preparativos são iguais ou até mais adiantados do que as 4 cidades que servirão de palco para os principais jogadores de futebol do mundo. Enquanto Varsóvia, Gdańsk, Wrocław e Poznań correm contra o tempo para finalizar seus estádios, Cracóvia tem dois já prontos, o estádio do Cracovia já foi inaugurado e o do Wisław Kraków abre seus portões daqui dois meses. Enquanto isso, a mais visitada cidade da Europa Central, vai aumentando sua rede hoteleira.
Nesta segunda-feira, foi inaugurado mais um hotel da rede Norte-americana, na cidade dos reis, o Hilton Garden Inn, na ulica (rua) Konopnickiej. Este é o sétimo da rede Hilton em território polaco. Durante a coletiva de imprensa de ontem, Magdalena Sekutowska, diretora de desenvolvimento do Hilton Desenvolvimento informou que a rede não tem planos para construir mais hotéis em Cracóvia. "A discussão sobre planos de investimento em Cracóvia, deve ser adiada até o próximo ano", disse ela cautelosamente.
Com uma arquitetura bastante simples, o edifício revestido com placas de vidro grafite e alumínio tem seis andares e 154 quartos bem distribuídos. O interior é dominado pelas cores celadon (verde acinzentado), verniz marrom e uma variedade de mel.
À primeira vista, a decoração e os equipamentos revelam que o novo hotel de quatro estrelas é dirigida principalmente a clientes empresariais. Isto é expresso principalmente na aplicação de soluções de escritório funcional, serviços avançados de multimídia, serviços e espaço para conferências do hotel, que totaliza 300 metros quadrados e pode ser dividido em quatro salas de reuniões separadas.