segunda-feira, 18 de julho de 2011

Zbigniew Preisner se apresenta pela primeira vez no Brasil


O polaco hollywoodiano será acompanhado de coros brasileiros adulto e infantil e de solistas polacos e brasileiros em programa que inclui composições criadas para trilhas sonoras de filmes mundialmente cultuados.
Zbigniew Preisner estará no Brasil de 26 de julho a 9 de agosto para uma série de três apresentações com orquestras brasileiras acompanhado pela soprano polaca Elzbieta Towarnicka e pelo pianista polaco Konrad Mastylo.
Os concertos, com a duração de 1h15min, acontecerão em São Paulo no dia 29 de julho no SESC Pinheiros, em Brasília no dia 9 de agosto no Teatro Nacional e, em Curitiba, no Teatro Guaíra no dia 4 de agosto, com a Orquestra Sinfônica do Paraná e o Coral Champagnat da PUC - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Integram o programa trilhas sonoras compostas por Preisner para filmes de diretores como Krzysztof Kieślowski, Hector Babenco, Louis Malle e Agnieszka Holland, mundialmente consagrados. Não só por isto, mas Zbigniew Preisner é um dos principais compositores de música para cinema no mundo e é considerado um dos mais marcantes de sua geração. Preisner estudou história e filosofia em Cracóvia. Como não teve instrução formal em música, mas aprendeu sozinho, ouvindo e transcrevendo partes de gravações em vinil.




Durante os últimos doze anos compôs músicas e inúmeras trilhas sonoras para longa-metragens internacionais, entre eles: "Brincando nos Campos do Senhor" e "Coração Iluminado", dirigidos por Hector Babenco e "Perdas e Danos" dirigido por Louis Malle; a convite de Francis Ford Coppola criou a trilha sonora do filme "O Jardim Secreto" da cineasta polaca Agnieszka Holland.
Trabalhou em conjunto com o diretor Krzysztof Kieślowski em filmes como: a série "Decálogo", "A dupla vida de Verônica" e na trilogia das cores - "A liberdade é azul", "A igualdade é branca" e "A fraternidade é vermelha".
Entre os muitos prêmios e indicações que Preisner recebeu em sua carreira, destacam-se o "Urso de Prata" do Festival de Berlim, por "The Island on Bird Street". O "Cesar" da Academia Francesa de Filmes, ele recebeu duas vezes, a primeira em 1995, por "A fraternidade é vermelha" e, em 1996, por seu trabalho em "Élisa" de Jean Becker. Além de indicações por "Decálogo" e "A Dupla Vida de Verônica" de Kieślowski e mais duas indicações ao "Globo de Ouro" por "Brincando nos Campos do Senhor" e "A Liberdade é Azul".
A trilha de alguns desses filmes de Kieslowski é creditada a um certo “compositor flamengo do século 18”, Van den Budenmayer. Na verdade, toda música composta no contexto do filme é de autoria dele. Por exemplo, em Trois couleurs: "Bleu" (“A liberdade é azul”, no Brasil), a “Canção pela unificação da Europa”, de Preisner, seria supostamente de um dos personagens.
Em 1998, estreou "Requiem for My Friend", seu primeiro trabalho em larga escala sem vinculação com o cinema. A intenção era compor uma narrativa a ser escrita por Krzysztof Piesiewicz e dirigida por Kieślowski, mas a morte deste o fez transformar o trabalho em um tributo. Originalmente lançado pela Erato Disques (Warner Classics), em outubro de 1998, o trabalho recebeu a sua estreia mundial no Teatr Wielki de Varsóvia, em 1 de outubro de 1998. O álbum foi recentemente relançado em CD e vinil pela Sony Polônia. Outro de seus trabalhos fora do cinema é "Silence, Night and Dreams", composto para orquestra, coro e solistas, com base em textos do livro de Job. A gravação apresenta a voz de Teresa Salgueiro (do grupo português Madredeus) e foi lançado mundialmente pela EMI Classics em 2007. A estréia mundial da obra ocorreu em 04 de setembro de 2007 no Teatro Herodion na Acrópole, em Atenas. Sua obra registra também lançamentos de CD´s como "10 peças fáceis para piano", "Moje Koledy", "Vozes de Preisner" e "Danse Macabre".
Em 2005, Preisner recebeu encomenda de David Gilmour para organizar nove canções em seu álbum "On An Island" para uma orquestra de cordas com 40 instrumentos. O álbum foi lançado mundialmente, em 2006, e Preisner conduziu a seção de cordas da Orquestra Filarmônica Báltico Polaco, no último concerto em turnê de Gilmour de 2006, nos estaleiros de Gdansk, na Polônia. A gravação ao vivo e filmes foram feitos do evento e versões destes foram lançados em vários formatos e embalagens, sob o título "Live In Gdansk".
Preisner grava e mixa todas suas composições em seu próprio estúdio em Niepolomice (20 km de Cracóvia), na Polônia. Entre suas produções mais recentes estão "Earthshine", o segundo álbum post-rock da "Tides From Nebula" e dois álbuns para o pianista de jazz Leszek Mozdzer, "Time" e "Between Us And The Light".
O estilo de Preisner é basicamente romântico, reconhecidamente influenciado por Jean Sibelius.
Por três anos consecutivos, Preisner foi indicado como o mais excepcional compositor de música para cinema do ano, pelos membros do Los Angeles Critics Association Awards.
A vinda do compositor ao Brasil marca também o início da Presidência da Polônia, no Conselho da União Europeia. Para celebrar essa data o Consulado Geral da República da Polônia de Curitiba e Urszula Groska Produções, com o apoio da Embaixada da República da Polônia no Brasil, da Secretaria da Cultura do Estado do Paraná e do Consulado Geral da República da Polônia em São Paulo trazem pela primeira vez ao Brasil o compositor e maestro polaco Zbigniew Preisner.

Mais informações em seu site: www.preisner.com

Programa
Parte 1 – Dekalog (Decálogo)
1. Decálogo I
2. Decálogo V
3. Decálogo VI
4. Decálogo VIII
5. Nymph

Parte II - O Mundo do cinema
6. Cascade (A Cascata)
7. Homecoming (De volta ao lar)
8. Conte d´ Amour (Conto de Amor)
9. People's Century (O século do povo)
10. Damage (Perdas e Danos)
11. Dawn (Aurora)

Parte III - A Dupla Vida de Véronique e A Trilogia das Cores
12. Marionnettes (Da Vida das Marionetes)
13. The Double Life Of Veronika (A Dupla Vida de Veronica)
14. Bolero
15. Tango
16. Song for the Unification of Europe (Canção para a Unificação da Europa)
17 .Lacrimosa
18. Eminent Domain (Domínio eminente)
19. Labyrynt (Labirinto)

SERVIÇO:

ZBIGNIEW PREISNER, CORO E ORQUESTRA no Teatro Guaíra de Curitiba
Comemoração da Presidência da Polônia no Conselho da União Européia
Solistas: Elzbieta Towarnicka (soprano), Konrad Mastylo (piano)

Dia 4 de agosto, Quarta-feira, às 20h
Teatro Guaíra, Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão)
Rua Praça Santos Andrade
Classificação indicativa: 7 anos
Ingressos: R$ 20,00 (50% de desconto com Cartão Teatro Guaira)
Duração: 75 minutos
Lotação: 2100
Telefone para informações: (41) 3304-7982

O funcionamento da bilheteria do Teatro Guaíra é de Segunda à Sábado., das 12h00 às 21h00 . Aceitam-se (confirmar) cheque, cartões de crédito (Visa, Mastercard, Diners Club International e American Express) e débito (Visa Electron, Mastercard Electronic, Maestro).