sábado, 17 de julho de 2010

Duppa e Iarochinski na rádio AM 630

Duppa, Zélia e Iarochinski - Foto: Paulo Chaves


Vai ao ar, neste sábado, pela rádio Paraná Educativa, AM 630, das 18:00 às 19:00 horas, com reapresentação, no domingo, às 13:30, o programa "Nossa história" de lia Sell, com participação de Ulisses Iarochinski (este que vos escreve) e Isidório Duppa - o personagem do artista Gláucio Karas. O programa foi gravado, na última quarta-feira, a apresentadora iniciou a entrevista com a seguinte introdução:

Quando a imigração polaca iniciou no Brasil, não havia mais o estado polaco na Europa, somente existia a nação polaca. É que a Polônia, um dos maiores países europeus nos séculos XVI e XVII, passou a ser invadida, no século XVIII ,por seus vizinhos Rússia, Áustria e Prússia.
Pelos maus tratos sofridos e a falta de terras para cultivar, os polacos passaram, então, a emigrar inicialmente da Pomerânia e Silésia, tomadas pela Prússia, depois do centro e leste ocupados pela Rússia, no sul e sudeste pela império austro-húngara, o restante do território foi invadido pela Prússia (atual Alemanha).
Na Segunda Guerra, quando o país foi dividido ao meio e foi criado o famoso "corredor polonês", morreram seis milhões de polacos.
Pelas questões de guerra e tantas dominações, até hoje muitos emigrantes polacos pensam que são alemães, pois foram obrigados até a trocarem seus nomes.
No passado, enquanto na Polônia faltavam terras, no Brasil elas abundavam, e estavam perigosamente desocupadas. Após a abolição da escravatura, havia falta de mão de obra e acredita-se que 800 mil emigrantes foram lançados ao mercado como mão-de-obra assalariada, em busca da terra "onde corriam o leite e o mel", misticamente orientados pela Virgem de Częstochova (pronuncia-se chenstorróva).

"Nossa história" - a história contada por quem sabe" tem produção e apresentação de Zélia Sell e Guilherme Nascimento, e também pode ser ouvido pela internet acessando:


http://www.rtve.pr.gov.br/, clicando em "rádio am 630 ao vivo".