sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Encerramento do Ano Chopin



Com a presença do Embaixador da Polônia no Brasil, Jacek Junosza Kisielewski , a cônsul geral para os três Estados do Sul, Dorota Joanna Barys encerrou as comemorações do Ano Chopin-2010 em Curitiba. Houve também o lançamento do livro comemorativo dos "90 Anos do Consulado polaco de Curitiba", de autoria da Cônsul Barys.
Antes do concerto do pianista polaco Jacek Kortus, a Cônsul concedeu medalhas comemorativas do Ano Chopin ao Presidente da FCC - Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapina; ao Presidente do ICAC -Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Ulisses Iarochinski; à coordenadora de música erudita do ICAC, Janete Andrade; à apresentadora da Rádio Educativa do Paraná, Zélia Shell; ao cantor James Henrique,  e à pianista Magdalena Kucharska.
No dia anterior, em Porto Alegre, aconteceu o Ciclo Chopin em Capítulos, com "Chopin, os Noturnos e as influências na música brasileira", com Olinda Allessandrini e Tiago Halewicz.
Os dois pianistas brasileiros fizeram comentários de uma das mais notáveis passagens do repertório chopiniano: os noturnos. Compostos sob influência do compositor irlandês John Field (1782-1837), os noturnos de Chopin definem o apogeu da poética musical e do romantismo. Dando continuidade ao conteúdo, os pianistas exploraram a chegada da música de Chopin ao Brasil e suas relações com a obra de importantes compositores brasileiros.
Para celebrar a obra do compositor, a Vinhos do Mundo ofereceu durante o encontro uma degustação de vinhos. Esta atividade integrou a programação oficial do Ano Chopin no Brasil, promovido pelo Consulado Geral da Republica da Polônia em Curitiba, responsável pelas ações na região sul do país.