domingo, 6 de abril de 2008

Polaco voador: feito inédito


A escorregada do brasileiro Massa na sua última volta deu ao polaco uma "pole" histórica em vários sentidos. Foi a primeira da BMW Sauber, equipe que está apenas em sua terceira temporada na F1 – a montadora alemã era fornecedora de motores da Williams, comprou a Sauber e fez um time próprio em 2006. Foi também a primeira de um carro alemão desde 1962. Embora a BMW Sauber tenha sede na Suíça, corre sob bandeira da Alemanha. A última "pole-position" genuinamente germânica tinha sido de Dan Gurney, com um Porsche, há 46 anos, num GP da Alemanha.
Mas o feito maior foi mesmo do cracoviano Robert Kubica (robert cubitssa), pois jamais um polaco havia obtido a posição de honra de um grid na F1 e Kubica se torna, assim, o primeiro piloto de países da antiga Cortina de Ferro a conseguir a façanha. Por fim, Kubica interrompeu uma seqüência de 21 "poles" consecutivas de McLaren e Ferrari – a última de um time diferente havia sido da Renault, com Fernando Alonso, no GP da China de 2006.
Isso significa que ele é o favorito à vitória hoje? E quem é que está se importanto com isso na Polônia? Estão todos comemorando o feito histórico de um polaco genuíno. no Bahrein, na pista do Deserto de Sakhir... pois tem aqueles "por aqui" que consideram Emerson Fitipaldi, o primeiro polaco a despontar na F1... o brasileiro Emerson é filho de polaca de nascimento.