sexta-feira, 14 de maio de 2010

Poster polaco, mais um...


Poster de Leszek Zebrowski para o "The 2009 Austin Polish Film Festival" ocorrido na cidade texana entre 5 e 8 de Novembro de 2009.

No lugar do Tupolev, o Embraer 175

Foto: Marcin Jagodziński/ GNU FD

O acordo para a aquisição de dois aviões Embraer-175, que será utilizado para transportar as pessoas mais importantes da Polônia, logo será finalizada, segundo informou o representante do ministério da defesa.
O chefe da Defesa Bogdan Klich disse que "espera que dentro de poucos dias o vice-ministro Idzik assine o contrato e que, no mês de junho a empresa LOT já possa transportar nossos VIPs".
O conceito de desenvolvimento dos aviões brasileiros Embraer 175 interessou a LOT Polish Airlines já no verão passado. Inicialmente, pensou-se em leasing, depois arrendamento e em seguida, decidiu-se pelo fretamento.
O vice-ministro Idzik, por sua vez, informou que um acordo será assinado por um período de uso de no mínimo de dois anos. "Os Aviões estarão constantemente disponíveis para a maioria das autoridades do país e serão pilotados por uma tripulação de LOT. O avião será redesenhado e adaptado às necessidades das autoridades."
Depois do acidente do avião Tu-154M, em Smoleński, ainda restam há oito aviões: um Tupolev, quatro Jaki-40, três M-28 Bryza, e também 12 Helicópteros, sendo seis Mi-8, cinco W-3 Sokół e um Bell 412 hp. Nem todos podem voar com autoridades, uma parte foi temporariamente deixada em "terra", entre outros motivos devido a reparos ou defeitos.

Tupolev
O segundo avião Tupolev TU-154 deverá em julho, seguir para reparos na fábrica de Samara, na Rússia. É a revisão obrigatória geral, que deve ser feita de cinco em cinco anos.
O chefe da Defesa disse, na quarta-feira, que o plano de modernização das aeronaves foi atualizado em dezembro e imediatamente posto em marcha depois da tragédia de abril.
Perguntado sobre relatos de falta de oxigênio no Tu-154 e as possíveis consequências, Bogdan Klich sugeriu que as perguntas sobre o grau de detalhe, bem como o número de máscaras de oxigênio, deva ser dirigida aos especialistas.
O ex-comandante do 36ª Regimento de Aviação de Transporte Especial, coronel Tomasz Pietrzak entrevistado na rádio RMF FM, disse que o governo deve ser "interromper o uso do Tupolev restante, ou vendê-lo". Na sua opinião, o avião para transportar VIPs, teria de estar equipado com um sistema de oxigênio, o que atualmente não existe. A bordo, desta unidade, como relatado, existem apenas oito conjuntos de oxigênio portátil.
O porta-voz da Força Aérea, tenente-coronel Robert Kupracz salienta que o limite de velocidade em uma descida de emergência para o Tupolev é de aproximadamente 70 metros por segundo, o que torna o funcionamento do sistema de oxigênio possível, a partir do teto de cerca de 10 mil metros, e que levaria cerca de dois minutos para ser acionado.
Já no caso dos aviões brasileiros, poucos programas de aviação comercial atingiram níveis tão altos de produção na história do transporte aéreo em um período de tempo equivalente como é do EMBRAER 175 que a LOT está contratando. Ele possui uma configuração interna, com 82 assentos Elite. O novo jato complementará a frota atual de jatos Embraer da empresa aérea, composta por dez EMBRAER 170 e sete EMBRAER 175. Juntamente com seis ERJ 145, a LOT será capaz de expandir ainda mais a sua malha aérea européia, onde compete, na maioria dos casos, com jatos narrowbody convencionais.
A LOT foi o primeiro operador da família dos E-Jets na Europa. A companhia aérea iniciou as operações comerciais com o EMBRAER 170 a partir do seu centro de operações em Varsóvia, em março de 2004. A frota de 16 E-Jets registrou uma taxa de confiabilidade consistente e respeitável de 99,4%, bem como uma taxa de conclusão de vôos de 99,9%, mostrando a excelência do moderno projeto dos E-Jets, o alto nível de maturidade da aeronave e a eficiente organização de manutenção da LOT.