segunda-feira, 16 de junho de 2008

Internet gratuita nas ruas de Cracóvia

Foto: Ulisses Iarochinski
Os cracovianos e naturalmente todos os turistas que inundam a cidade terão conexão com a Internet gratuita através do sistema wireless até março de 2009, também no Planty (parque que circunda a cidade e que foi o antigo fosso da cidade murada - Na foto, todo este circulo verde). O sistema já está instalado no Rynek (Praça Central) e na praça Wszystkich Świętych, onde está a prefeitura da cidade.
Segundo Piotr Malcharek, diretor do departamento de informática da Prefeitura, praticamente toda a área que comprende a antiga cidade fortificada de Cracóvia terá sinal gratuito de Internet através de computadores portáteis, os laptop / notebook, que possuam a placa wireless de transmissão via rádio. Porém ele não garante que os moradores, os frequentadores dos bares, e cafés da região possam ter acesso de dentro de suas casas, ou salas. Por outro lado ele dizer que a idéia não é fazer concorrência com as operadoras comerciais de Internet. Serão investidos na colocação das antenas e todo o sistema 1 milhão de złotych.

Polacos a favor do Tratado de Lisboa


45% dos polacos chamam a atenção, apesar do fiasco do referendo na Irlanda, o, presidente Lech Kaczyński deveria ratificar o Tratado de Lisboa. Segundo pesquisa de opinião da TNS OBOP para o jornal "Dziennik".
24% reconheceram que ele deve assinar; 31% não têm a mínima idéia do que é o tratado. Na pesquisa da NPB o resultado também diz que o referendo na Polônia quando acontecer deverá ser aprovado com 71% e 14% votariam contra. A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 14 passados com um universo de mil adultos.
O Tratado de Lisboa, fruto de um trabalho de 2 anos, quer definitivamente sanar as discórdias sobre o texto da Constituição da União Européia, que levou um duro revés ao ser rejeitada em referendo dois anos e meio atrás pelo holandeses.

Cracóvia no bar

Foto: Ulisses Iarochinski
Painel da Cracóvia medieval fortificada por altos muros e fosso, num bar no Rynek Główny (rinek guufni), ou Praça do mercado central. Com 2,5 x 2 m a obra não está assinada. Mas é bastante colorida e bela.