terça-feira, 24 de junho de 2008

Paweł Świderski nie żyje

O Cônsul Honorário do Brasil em Cracóvia, Dr Paweł Świderski, faleceu no último dia 21 de junho em virtude de grave enfermidade. Além de cônsul brasileiro era presidente da Fundação Universidade Jagielloński e professor (leitor) na Universidade Jagielloński.
Como diplomata serviu o governo da Polônia em missões comerciais em vários países, entre eles o Brasil, quando foi durante quatro anos adido comercial no Consulado da República da Polônia em São Paulo. Falava de forma excelente o idioma português-brasileiro, tendo defendido tese de doutoramento sobre "Partidos Políticos Brasileiros", na Akademia Pedagogiczna de Cracóvia. Gostava de dizer que conhecia o Brasil "de cabo a rabo" depois de viajar por vários Estados brasileiros. Desde que assumiu o Consulado Honorário do Brasil em Cracóvia teve como uma de suas metas principais o congraçamento da pequena comunidade brasileira da cidade. Patrocinava todo e qualquer evento onde o nome Brasil estivesse envolvido.
Seu enterro será nesta sexta-feira, 27 de junho, às 13:00 horas no cemitério de Mała Góra - Bieżanów.


Pesâmes

O Pawel", seu Consul", como nos chamavamos era com certeza uma pessoa que merecia representar o Brasil, e o fazia da melhor maneira possivel, mesmo que fosse de uma forma voluntária o fazia de uma maneira digna e eu posso dizer que até muito melhor que muitos dos diplomatas que eu conheco. Sempre procurando integrar os brasileiros que vivem em Cracóvia e promover eventos culturais que envolvessem a nossa cultura. Fica além da saudade do nosso querido por todos Cônsul, um lugar que com muita dificuldade será preenchido por alguém que executasse com tanto carinho e dedicação como nosso querido Cônsul Pawel. Meus sinceros sentimentos a toda familia.
Josiane Faganello

A familia Wolsky e Cotrim externam seus sentimentos à família do saudoso Sr. Paweł Świderski, desejando que descance em paz e na glória do Reino de Deus.
Claudio Cotrim
.....

Favor encaminhar os nossos pêsames a familia.
Ficará em nossa memória a grande pessoa do *Paweł*,
Marco Weber
...........

Realmente uma grande perda para todos nós. Sempre atento e pronto para ajuda, Pawel foi pessoa extraordinária.
Lourival Araújo Filho
..........

To jest niemozliwe............
Co sie stało???????
Dziekuje,ze jestem na Twojej liscie dystrybucyjnej.
Sylwia.
............

mandei comprar rosas p/ ele...com respeito ao seu carinho pelo Brasil, nosso Brasil.
abracos e que te tenhas bem...
Edilson
........

Tormenta em Cracóvia


Foto: Jurek/Alert24

Apesar do bom sistema de escoamento das águas pluviais, Cracóvia foi surpreendida na tarde de ontem com uma curta, mas intensa tormenta acompanhada de chuva de granizo. Aqui a rotatória Kocmyrzowski ficou completamente inundada. O temporal atingiu não só a Małopolska, mas também partes da Silésia, como a cidade de Bielsko Biała.

Europa censura internet?

Manchete principal do jornal Rzeczpospolita desta terça-feira, 24 de junho de 2008 diz "Czy w Internecie grozi nam cenzura", ou "Na Internet nos ameaça a censura?".
Governos de países como Suécia, Finlândia, Grã-Bretanha se movimentam no sentido de impor regulamentos que controlem o conteúdo exposto na Internet.
A censura também vem sendo mencionada na União Européia. O comissário de justiça e segurança, Franco Frattini pessoalmente teve sua página na Internet bloqueada, depois de ter sido invadida e mostrado como se constrói uma bomba. Na Polônia, ainda não houve nenhuma tentativa política neste sentido, mas como um dos 27 países da UE terá que forçosamente adotar o que vier a ser decidido no parlamento europeu.