quinta-feira, 5 de março de 2009

Duppa e Mayer na Educativa do Paraná

Isidorio Duppa e Vadequinho

"Causos" divertidos de polacos serão contados no programa "Nossa História " deste sábado, às seis da tarde, na Rádio Paraná Educativa AM 630, de Curitiba.
O plantador de batatas, escritor, músico e ator Isidorio Duppa e a escritora Vera Lúcia de Oliveira Mayer, que escreveu conjuntamente com Helena Orchaneski  o livro "Os Imigrantes Poloneses E Seus Descendentes" contarão histórias bem humoradas.
Chegados ao Paraná em busca de terras para plantar, inicialmente em meados do século dezenove e depois em vários grupos até o século vinte, esses imigrantes tiveram uma série de dificuldades em se adaptarem à nova pátria, o que acabou criando situações que hoje são lembradas com bom humor.
A escritora de Palmeira , onde existe até hoje a Colônia Santa Bárbara e o artista Isidorio, que teve suas composições musicais adaptadas para uma peça de teatro intitulada "Semo Poláco, Não Semo Fraco" que integrará o Festival de Teatro de Curitiba a partir do próximo dia 21 de março, contarão esses "causos".
A produção e apresentação do programa são de Zélia Sell e Guilherme Nascimento, e também poderá ser ouvido pela internet em:
www.pr.gov.br/rtve, clicando em "ao vivo - rádio am 630".

Avião polaco na luta contra imigração

O líder na campanha do BNP, Nick Griffin em frente ao cartaz.

Campanha antiimigração de nacionalistas britãnicos usa um cartaz com um avião polaco da divisão 303. O Partido Nacional Britânico (BNP) lançou uma campanha no Parlamento Europeu com o intuito de parar o fluxo de imigrantes, que - segundo sua crença - ameaça a economia britânica. Isto deve incluir os polacos, que desde 2004 foram chegando em centenas de milhares nas Ilhas, ano em que as autoridades britânicas abriram o mercado de trabalho para os novos estados membros da UE.
"Pergunto-me se os polacos ficariam felizes se o seu governo de repente aceitasse milhões de vietnamitas no país prontos para trabalhar por xícaras de arroz", afirmou o porta-voz do BNP, Simon Darby ao jornal "Daily Telegraph".
A campanha, que tem o apoio dos britânicos nacionalistas, ostenta um cartaz com a inscrição: "A Batalha da Grã-Bretanha". E sublinha que a horda de estrangeiros pode ser combatida eficazmente. A foto colocada no cartaz é de um avião "Spitfire" que provou ser extremamente eficaz na contraofensiva aos ataques alemães durante a Segunda Guerra Mundial. A aeronave, no cartaz, pertencia à "Dywizjonu 303 im. Tadeusz Kościuszko" polaca. Os pilotos polacos desempenharam um papel importantíssimo na vitória sobre a Alemanha, derrubando 203 aviões da Luftwaffe, ou seja, 12% das máquinas alemãs destruídas na Batalha da Grã-Bretanha.
Foi o melhor resultado de todas 66 divisões aliadas que defendiam as Ilhas Britânicas. Comentando sobre a atitude heróica dos polacos, Winston Churchill disse a famosa frase "nunca tantos deveram tanto a tão poucos."
O BNP parece perfeitamente consciente do que as aeronaves incluídas no cartaz são polacas, pois "Não interessa se foi uma divisão polaca. A intenção de colocar este avião foi apenas para servir de símbolo da nossa luta", enfatiza Simon Darby. Se o que os nacionalistas queriam era provocar, conseguiram apenas tornar seu partido no escárnio das Ilhas.
"O símbolo utilizado indica um avião pertencente a um esquadrão polaco. Não creio, porém, que o BNP seja capaz de o descodificar. Assim como a maioria dos ingleses que pensa que eles se autodefenderam da Alemanha, sem ajuda de ninguém", afirmou que Ian Dickie, especialista militar da organização Battelfields Trust.
A "Dywizjon" era formada por apenas 303 pilotos polacos, que foram convidados em 1946, para assistir o desfile da vitória em Londres. Recusaram, no entanto, num gesto de solidariedade para com os outros polacos, que as autoridades britânicas "esqueceram", de modo a não enfurecer Stalin.