quinta-feira, 6 de março de 2008

Imigrantes ilegais detidos em Varsóvia


A polícia polaca deteve dezenas de supeitos de estarem ilegalmente em território da Polônia. Eram chineses e vietnamitas que comercializam produtos contrabandeados no centro de Varsóvia. 85 vietnamitas e 6 cidadãos chineses que vendem suas muambas na Wolka Kosowska foram detidos na semana passada. "Esta é a primeira operação desde que a Polônia aderiu ao tratado de Schengen", anunciou a porta-voz do Serviço de Fronteiras, Elżbieta Pikor.
Segundo ela, todos os estes indivíduos estão envolvidos em comércio e imigração ilegal. Depois de checadas suas identidades comprovou-se que estavam em situação de residência ilegal no território polaco. A Polícia além da detenção dos estrangeiros ilegais também confiscou 300 mil pares de sapatos que foram contrabandeados estavam sendo vendidos no mercadão pirata de Varsóvia.

Roger espera decisão

Foto: Piotr Nowak

Roger Guerreiro é o nome da imprensa desde que o treinador da seleção nacional polaca mencionou seu nome como selecionável. Agora foi a vez do mais tradicional jornal do país fazer uma entrevista com o paulista que joga há dois anos no time do Legia Warszawa.
Da longa entrevista, onde fala da Polônia, do desejo de ser selecionado por Dunga ou mesmo por Leo Beenhakker, desde que obtenha o passaporte polaco. Estas são duas das perguntas que o jogador respondeu:

- Alguns torcedores falam, que o passaporte polaco para o senhor é apenas necessário para que possa se movimentar pela União Européia. Caso o senhor o receba poderá se transferir para um clube melhor sem obstáculos para trabalhar como jogador ou outra profissão...

Chamo a atenção, que cada torcedor, ou jornalista têm o direito de falar o que quiserem. Posso apenas assegurar, que sobre a Polônia nunca me esqueço, não conseguiria. Este país, que me deu a chance de uma vida de respeito. Irei embora do Legia somente se tiver uma oferta de um clube muito forte, que seja atrativo para mim e para meu empregador. E se um vier a jogar na liga francesa ou espanhola, estarei sempre disposto a voltar quando selecionado. Dois anos na Polônia abriu as portas da minha carreira e sempre darei a isto seu devido valor.

O senhor não teme, que caso seja convocado para a seleção, nem todos o aceitem?

Cada pessoa é diferente e o caráter não é símbolo nacional, mas individual. Quando chgeuei no Legia, além de mim e Edson havia ainda outros três brasileiros e até o vestiário não foi dividido. Os outros não conseguiram se adaptar, por isso já não jogam em Varsóvia. Mas eu até fui almoçar com os colegas polacos da equipe.

Roger Guerreiro nasceu em 25 de maio de 1982 em São Paulo. Jogou no São Caetano, Corinthians, Flamengo, Celta de Vigo e Juventude de Caxias do Sul. Está desde dezembro de 2005 no Legia Warszawa. Como o treinador da selelão nacional demonstrou interesse em convocá-lo, o processo para obter sua cidadania polaca já está no gabinete da Presidência da República esperando por decisão.

P.S. O meu processo, que sou neto de polaco, também está lá há um ano e meio.