segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Governo polaco prepara outro relatório Smolenski

Comunicado russo sobre o relatório do desastre de Smolenski
Após o relatório russo sobre a tragédia com os 96 polacos a bordo do avião presidencial que caiu em abril do ano passado em Smolenski. O governo polaco está prepararando uma resposta oficial ao governo da Rússia. A comissão polaca vai apresentar sua versão para o último minuto de conversa dos controladores de voo de Smolenski e sua simulação do desastre.
"O relatório polaco estará pronto ainda em fevereiro. Esta semana, vamos fazer uma animação dos últimos minutos de voo e gravação das conversas com a torre do aeroporto de Smolenski", disse o porta-voz do Ministério do Interior, Małgorzata Woźniak.
Ontem à noite, a comissão de especialistas se reuniu com o presidente, Jerzy Miller, diretor do Ministério do Interior. A comissão está também preparando a posição polaca sobre o acidente, e que está desenvolvendo a reação polaca para o relatório MAK (Międzypaństwowy Komitet Lotniczy - Comitê Inter-Estatal de Aviação) do governo russo.
O presidente do Partido SLD, Grzegorz Napieralski sugeriu que o primeiro-ministro Donald Tusk se reúna com os embaixadores da OTAN e os países da UE apresentando a posição polaca sobre o relatório da Rússia. Uma membro do partido PiS, Mariusz Błaszczak apelou mais uma vez para que se forme uma comissão internacional para explicar o desastre Smolenski. Ele disse que o governo deve também submeter a questão para os Estados Unidos, a OTAN e a União Europeia.