domingo, 6 de março de 2022

Primeira corrida Curitiba homenageando os soldados polacos da resistência


A corrida "Pegada do Lobo" (TROPEM WILCZYM) está comemorando seu décimo aniversário! E é a primeira vez que acontece em Curitiba e também na América Latina.

O local da corrida foi o Parque Barigui, num percurso de 1963 metros. Cem (100) descendentes da maior colônia polaca latino-americana deram início às 8 horas da manhã, deste 6 de março de 2022, simultaneamente com mais de 300 cidades no mundo. Pelo fuso horário em Varsóvia era meio dia.


A primeira edição contou com a presença de cerca de uma dezena de entusiastas da história, mas foi graças a eles que tudo começou. A cada ano, a corrida reúne cada vez mais pessoas interessadas na história dos Soldados Polacos Amaldiçoados, razão pela qual este é atualmente o maior projeto esportivo e educacional desse tipo no mundo.

Os corredores curitibanos descendentes de imigrantes usaram uma fita azul e amarela nos braços e pulsos em apoio aos ucranianos que estão resistindo a invasão russa.


De 1944 a 1963, um grupo de soldados polacos lutou tenazmente e na clandestinidade contra o socialismo soviético implantado na Polônia através de eleições fraudulentas em 1949.

Em 2011, 1º de março foi declarado feriado - o Dia Nacional de Memória dos "Soldados Amaldiçoados".

É um feriado que homenageia e comemora os soldados da resistência poloca anti-socialismo soviético operando nos anos 1944-1963 dentro das fronteiras da República da Polônia pré II Guerra Mundial. O que fale dizer, territórios polacos que atualmente se encontram no Oeste da Ucrânia.



Em 2013, um grupo de entusiastas e ativistas sociais decidiu organizar "Tropem Wilczy. Corrida Memorial dos Soldados Amaldiçoados” na floresta perto de Zalew Zegrzyński.

A primeira edição da corrida foi de sobrevivência e nela participaram 50 participantes. Um ano depois, graças ao grande empenho de pessoas da Fundacja Wolność i Demokracja, que a organiza até hoje, a corrida começou a ganhar força e foi transferida para um local conhecido de edições posteriores em Varsóvia, no Parque Skaryszewski. 1500 corredores correram então!

O poeta polaco Zbigniew Hebert explica o porque da corrida ser chamada de nas pegadas do Lobo: 

"Porque eles viviam a lei do lobo. A história é silenciosa sobre eles. Foram deixados para trás na neve branca. Urina amarelada e vestígios das pegadas dos lobos." (tradução do autor)

Desde 2015, a corrida é nacional e se tornou permanente do calendário de eventos do país.

Em 2020, foi quebrado o próprio recorde e quando foram reunidos 75.000 corredores em 370 cidades. Sendo 9 delas em outros países (Chicago, Christchurch, Herdorf, Keysborough, Londres, Nova York, Penrose Park, Viena, Vilno), 50 cidades (como parte de guarnições militares) e 7 missões militares no exterior (Afeganistão, Bósnia e Herzegovina, Iraque, Kosovo, Letônia, República Centro-Africana, Romênia), onde a homenagem aos Soldados da  Resistência e denominados Amaldiçoados foi prestada não apenas por soldados polacos, mas também por soldados dos EUA, Hungria, Dinamarca e Ucrânia.

Em 2021, com as devido à pandemia, correram 66.000 pessoas em 290 lugares, incluindo 14 cidades estrangeiras!




o corredor brasileiro-polaco Iarochinski na chegada depois de quase 2 km

Texto, fotos e corredor: ulisses iarochinski

Em Curitiba, a organização do evento foi a Sociedade Marechal Józef Piłsudski, Consulado Geral da República da Polônia, Grupo Folclórico Wisła do Paraná, Presidência da República da Polônia, Fundacja Wolność i Demokracja, Wolne Dźwięki PL, Instytut Pamięci Narodowej, Pepe TV, TVP - Polonia e Prefeitura Municipal de Curitiba.