sexta-feira, 27 de março de 2009

Milagres de João Paulo II

Aleksandra Zapotoczny e Cardeal Stanisław Dziwisz
Foto: Mateusz Skwarczek / AG


"Falo para ele:: "Tantos anos te ajudei, agora você me ajuda". confessa o cardeal Stanisław Dziwisz durante o lançamento do livro "Nowe cuda" (nóve tssuda - novo milagre) sobre o Papa João Paulo II. O livro lançado nesta semana já se encontra na segunda posição na lista dos mais vendidos.
A obra organizada por Aleksandra Zapotoczny, do Escritório da Postulação de Processos de Beatificação e Canonização de João Paulo II em Roma contém cartas deixadas junto à tumba do papa polaco no Vaticano.
"Muitas pedem oração e graças aos seus diversos problemas. Algumas delas são emocionantes", diz Aleksandra que trabalha no periódico "Totus Tuus".
As cartas de ingleses são bastante consisas, já a de italianos e polacos chegam a ter 15 páginas. "A última carta é do Brasil de uma casa de menores. São crianças muito jovens que não sabiam assinar e deixaram impressos seus dedinhos na carta", acrescenta Aleksandra.
O atual cardeal de Cracóvia Monsenhor Dziwisz lembrou que na qualidade de secretário pessoal do Papa durante toda sua vida, afirmou que no caso da candidatura tem algum problema com os milagres atribuídos ao Papa, mas assim mesmo lembrou que, "numa das viagens ao México, uma mãe pediu uma benção especial a seu filho de 12 anos, que estava morrendo de câncer. O filho já havia sido desenganado pelos médicos e iria morrer. Dois meses depois recebemos cartas de vários bispos dizendo que o menino estava com saúde e sem nenhum problema com o câncer.


Para o lançamento do livro foi preparada uma grande campanha, com posters e grandes painéis como o que foi colocado no edíficio da Cúria Metropolitana de Cracóvia, onde o Papa foi cardeal durante os anos de 1964 e 1978.




Foto: Ulisses Iarochinski