sábado, 26 de setembro de 2020

Escultura de João Paulo II causa polêmica na Polônia

Foto: JANEK SKARZYNSKI / AFP

Uma escultura representando o Santo Papa João Paulo II levantando um grande meteorito foi apresentada, nesta quinta-feira (24) em Varsóvia, na Polônia.

A obra é uma resposta artística à criação do italiano Maurizio Cattelan, que mostrava o antigo papa sucumbindo sob um bloco de rocha.

A escultura de Jerzy Kalina, colocada na entrada do Museu Nacional, é intitulada Fonte Envenenada e mostra o papa polaco em meio a uma fonte de água manchada de vermelho, como o sangue, carregando uma rocha sobre a cabeça. 

"Para Kalina, João Paulo II não é um velho indefeso esmagado por um meteorito, mas um titã dotado de uma força sobre-humana", indicou o museu em seu site. 

A escultura imediatamente provocou piadas e inúmeros comentários online que a veem principalmente como um reflexo da posição ultracatólica assumida pelo governo polaco de extrema-direita.

Uma imagem compartilhada nas redes sociais transforma a estátua na representação de um passageiro de avião tentando colocar uma mala em um compartimento superior, enquanto outra imagem mostra pessoas fugindo do avanço de uma versão gigante da estátua.

O artista italiano Maurizio Cattelan gerou polêmica na Polônia por sua estátua de cera exibida na Bienal de Veneza de 1999, retratando o Papa João Paulo II - então vivo - sendo esmagado por um meteoro.

Foto: Alain Jocard / AFP

Quando a escultura, intitulada La Nona Ora, foi exibida na Galeria Nacional de Arte Zacheta em Varsóvia, em 2000, dois legisladores tentaram remover a pedra e colocar a estátua em pé, de acordo com relatos da mídia. O chefe do museu foi forçado a renunciar.

A estátua de Kalina deve marcar o 100º aniversário do nascimento de João Paulo II. Um representante do museu disse: “O próprio artista percebe o papa como um homem que desempenhou um papel decisivo na história recente da Polônia e da Europa e deu início a um processo de transformação histórica, social e espiritual”.

Embora ele também ainda seja amplamente reverenciado na Polônia por seu papel em ajudar a inspirar o movimento anticomunista, a forma como o papa lida com os escândalos de abuso sexual na Igreja Católica está cada vez mais sob escrutínio.

Fontes: AFP/ The Gardian