quarta-feira, 28 de abril de 2010

Tusk com sangue nas mãos

"Em Smoleński ocorreu um golpe.Tusk tem sangue em suas mãos. A vendida mídia falsificou imagens do maravilhoso presidente. Uma grande parte da nação através de luto retorna do exílio interno. Os verdadeiros polacos foram ao palácio, e agora eles devem escolher na eleição seu representante verdadeiro". Assim foi a mensagem do filme documentário transformado em clipe eleitoral de Jarosław Kaczyński, que a TVP1 - Televisão Polaca Canal 1 decidiu pagar a Ewa Stankiewicz e Jan Pospieszalski para apresentar na noite da última segunda-feira.
Alimentando-se das emoções humanas, os autores fizeram um vídeo de promoção. de loucos agitadores, conspiradores, muito embora seja este o caminho tradicional dos militantes do PIS - Partido Lei e Justiça de ver o mundo. Falar com pessoas em pé no Palácio Presidencial, prendeu muitos daqueles que pregam as teorias mais vertiginosa.O filme realizado durante os velórios de mais de uma semana em que mergulhou a Polônia, após o desastre com o avião presidencial e em que morreram 96 pessoas, em grande medida joga a culpa sobre o primeiro-ministro Donald Tusk, adversário político de Lech Kaczyński. O documentário causou tanta repercussão na Polônia, ontem e hoje, que o primeiro-ministro deve fazer um pronunciamento à nação ainda hoje.
Na sequência, o filme que foi postado no youtube, e que está dividido em nove partes. assim, ao encerramento da primeira parte, o youtube apresenta as demais e é só clicar para assistir na íntegra:


Continuam investigações sobre causa do acidente

Foto: Mikhail Metzel

Estão sendo analisadas todas as possíveis versões sobre as causas da queda do avião presidencial em Smoleński. Inclusive a regularidade dos procedimentos técnicos dos responsáveis pela direção do tráfego daquele aeroporto russo. Foi isto que afirmou num comunicado conjunto o Procurador Geral e o Chefe de Gabinete do Ministério Público Militar, nesta terça-feira.
Estas autoridades vieram a público depois que passou a ser difundida uma sexta versão para o desastre. Depois de ato terrorista, falha técnica, o clima, erro do piloto, uma compilação dos dois últimos, o sexto diz que, a conduta dos controladores do tráfego aéreo foram os responsáveis.
O procurador general Andrzej Seremet, foi o primeiro oficial envolvido nas investigações que sinalizou que o erro pode ter sido dos controladores de voo."Nenhuma versão constante do inquérito deixou de ser analisada negativamente no processo. Nenhuma tese ganhou o status de versão dominante" - informou o Ministério Público. Só o relatório da investigação do acidente, após a análise das caixas-pretas e dos restos do avião, poderá excluir a possibilidade de que não houve acidente. Além disso, que nenhum defeito material em qualquer parte da aeronave concorreu para o acidente.
Mas a investigação é independente dos testes realizados pelas comissões de investigação de acidentes, tanto na Rússia quanto na Polônia. Os relatórios apresentados pelas comissões devem ser incluídos no ato como prova no caso. "Os quais serão avaliados por um procurador", disse o procurador Nabo. Ele acrescentou que, "talvez, como na investigação do acidente do avião, o Ministério Público decida nomear um perito próprio."