segunda-feira, 18 de abril de 2011

Padre Rydzyk concorda com Kobylański

Foto: Kuba Atys
Sobre os 30% de polacos que se preocupam a pátria, o padre Tadeusz Rydzyk afirmou que isto não significa nacionalidade ou raça. O comentário foi feito pelo padre em sua rede de emissoras de rádio "Maryja", a propósito dos "verdadeiros" polacos no governo e no parlamento.
Tal assunto tem a ver com o depoimento do Padre ao promotor que investiga o multimilionário Jan Kobylański, polaco de 88 anos radicado no Uruguai, e presidente da União das Associações e Organizações Polacas na América Latina (USOPAL).
Kobylański é investigado pelo tribunal regional de Varsóvia sobre vultosos investimentos no crescimento da rede de comunicações de Rydzyk (rede de rádio, canais de TV a cabo, jornal e um Faculdade de jornalismo).
Numa tentativa de mostrar o lado de Kobylański, Rydzyk ordenou que um funcionário da Rádio Maryja o entrevistasse. O destacado para a entrevista foi o padre Jacek Cydzików que ouviu da boca do homem que enriqueceu no Paraguai, à sombra do ditador Alfredo Stroessner:
"Nós não estamos contra ninguém. Mas nós queremos que haja democracia na nossa Polônia. Permitam que os representantes do catolicismo polaco nos representem. E não como a caricatura polacos que, hoje, temos no governo ou no parlamento. Ali nem 30% são polacos de verdade."