sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Base polaca atacada no Iraque

Soldados polacos continuam no Iraque
A Polônia ainda continua no Iraque apoiando os planos de George W. Bush. Nestes anos de ocupação Norte-americana naquele país, o contingente polaco tem desempenhado um papel estratégico importante. Contudo, os 900 soldados polacos que permanecem em solo iraquiano foram surpreendidos por um ataque terrorista, ontem, no Campo Echo wm Diwanija.
Foram disparados alguns foguetes com a base polaca.  Felizmente para os polacos, os foguetes não atingiram os alvos pretendidos. Apenas um civil Norte-americano, de uma empresa de logística foi morto.  Nenhum soldado polaco foi atingido.  Mas vários conteiners foram destruídos. A presença polaca em solo iraquiano ainda não tem planos de retirada. Mas está prevista a retirada de muitos destes soldados polacos em outubro próximo. Ainda ficariam lá algumas dezenas de soldados.

Polacos no Brasil: estatística polêmica

O governo imperial do Brasil, em 32 anos de imigração, gastou 10 milhões de libras esterlinas para o transporte e colonização de imigrantes europeus. A corrente imigratória para o Brasil trouxe até 1947, cerca de 4 milhões e 930 mil europeus e orientais. O polaco seria o quarto agrupamento de imigrantes no país, considerando-se a tabela abaixo:

Chegada ao Brasil

Em sua grande maioria, os polacos, chegaram ao Brasil entre 1847 e 1914 e pelo menos em suas primeiras décadas permaneceram bastante afastados da convivência com os brasileiros e as demais etnias de colonizadores. No mesmo período, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística afirma, baseado em seus registros, que chegaram ao Brasil nestes 67 anos: 3.379.991 imigrantes. Contudo, em seu grande estudo “Brasil: 500 anos de povoamento” , o órgão oficial do governo não menciona em suas tabelas os polacos. Talvez, não por que lhe faltem dados, mas principalmente porque esta é ainda hoje uma questão polêmica.

Quando se comemorou em 1971, o centenário da Imigração Polaca no Paraná, um grupo de estudiosos afirmava que os primeiros imigrantes polacos teriam chegado ao Porto de Itajaí, Santa Catarina, em agosto de 1869.  Estes polacos foram colocados nas colônias Príncipe Dom Pedro e Itajahy, na região de Brusque. No período que permaneceram em Santa Catarina não teriam sido registrados nascimentos de nenhum filho destes polacos. Isto só vem ocorrer mais tarde, já na província do Paraná, para onde se encaminharam estas famílias em, 30 de setembro de 1871. 
Após a proclamação da República, o governo brasileiro praticamente abriu as portas do país à imigração. Os primeiros anos da República foi o período em que mais entraram imigrantes no Brasil. Os polacos apareceram nas estatísticas em bom número. 
Dados compilados pelo padre Jan Pitón mostram números comparativos entre "recenceadores" da etnia polaca no Brasil. Os números cobrem um período que vai de 1847 a 1970. Como podemos ver na tabela abaixo os números são bastante divergentes:


P.S. Estes números fazem parte de um dos capítulos de minha tese de doutoramento em história, na Universidade Jaguielônica de Cracóvia, ainda não defendida.