quinta-feira, 9 de junho de 2011

Empresa japonesa investirá na Polônia, no gás de xisto


A empresa japonesa Mitsui & Co. acaba de comprar a participação na exploração de 10 campos de xisto, na Polônia da Marathon Oil.
Uma subsidiária da Mitsui vai cobrir nove por cento de participação no empreendimento, enquanto a parte da norte-americana da Marathon Oil terá reduzida sua cota para 51 por cento. Os restantes 40 por cento permanecerão nas mãos da empresa Nexen.
O acordo na operação ainda precisa da aprovação do governo polaco. Nos termos do contrato, a empresa japonesa terá uma parte da exploração de jazidas em 10 localidades do nordeste e sudeste do país, próximas a Kwidzyń, Brodnica, Rypin, Lidzbark, Płońsk, Ciechanów, Sokołów, Siedlec, Parczew e Orzechów.
Análise das jazidas e a possibilidade de exploração deve demorar 5 anos. A Mitsui é a primeira empresa japonesa a decidir investir na Europa. A empresa já tem a sua quota de extração de gás de xisto nos Estados Unidos.

P.S. A Polônia que estava condenada a perecer devido à sua base energética, com a descoberta da imensa jazida de xisto no seu subsolo reacende as esperanças de ocupar uma posição importante na economia da UE. Pois, como a Polônia não tem usina nuclear, seus rios de planície não permitem hidroelétricas, os ventos são fracos para usinas eólicas e o carvão com suas usinas termoelétricas (atual base energética do país) está condenado a ser proibido de extrair e o gás russo é negado... o xisto é a salvação dos polacos