quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Festival de Jazz de Wrocław

Pat Metheny

Swing, individualidade e ecstasy - todos estes ingredientes estarão a partir desta sexta-feira presentes em Wrocław. Estrelas do mundo do jazz polaco, mestres da guitarra, piano e saxofone, durante uma semana vão tocar na 46 edição do Jazz às margens do Odra. Desde já único e um dos eventos mais antigos de jazz na Polônia, responsável por trazer para o público polaco, o adorado mestre da guitarra Pat Metheny. No Pavilhão Centenário, o mestre Pat mostrará seu projeto original "The Orchestrion". Vai tocar vários instrumentos construídos especificamente para as suas necessidades e de acordo com suas ideias. Que aliás, nunca lhe faltaram. Ele foi indicado 17 Grammy em sua carreira de 50 CDs). Tem um estilo único de tocar - caracterizado por complexidades, mas é agradável aos ouvidos com suas melodias e harmonias bem construídas.
Desta vez, ele viaja para o mundo da tecnologia, através da qual, estar no palco e tocar seu violão, é apenas um detalhe, pois ele põe em movimento dezenas de outros instrumentos, incluindo garrafa. Os sons virão do piano, bateria, guitarra, tambores e os outros instrumentos difíceis de serem nominados.
Pat Metheny será visto e ouvido, no domingo, às 19:00 horas. Mas a maior festa do Jazz na Polônia promete muito mais.

Naná Vasconcelos

Até presença brasileira haverá. Leszek Mozdzer estará acompanhado do brasileiro Naná Vasconcelos. O pianista notável da Polônia, conhecido por seus improvisos brilhantes, com a brasileira Nana estarão se apresentando, no dia 4 de Março, às 22:30 horas, na Sala Teatral Impartu. No concerto de Gala para o encerramento do festival foi preparado um verdadeiro show universal com a Jazzista polaca Urszula Dudziak acompanhada dos saxofones de Zbigniew Namysłowski, Leszk Żądło e Janusz Muniak. Todo o programa de festival pode ser acessado em www.jnofestival.pl