segunda-feira, 29 de outubro de 2007

A constelação do Rei



Atualmente é chamada de Scutum, a menor entre 88 modernas constelações. É uma das poucas, que deve seu nome a uma figura histórica. O nome original é "Scutum Sobiescianum", ou "O escudo de Sobieski", descoberta em 1683, por Johannes Hevelius. O astrônomo quis homenagear a vitória do Rei Polaco Jan III Sobieski, na Batalha de Viena. No dia 12 de setembro de 1683, o polaco Sobieski comandando um exército unido de polacos, germânicos e austríacos de 81 mil soldados venceu o exército do turco Kara Mustafa de 130 mil soldados. O Papa Inocêncio XI e os reis europeus saudaram Sobieski como o “Salvador de Viena e da Civilização Européia Ocidental”. Os turcos, por sua vez, o intitularam o "Leão de Lehistan" (lehistan é uma das formas em latin para Polônia). As constelações vizinhas do Escudo de Sobielski - Scutum são Aquila, Serpens Cauda e Sagittarius.

"Jan III Sobieski próximo de Viena", quadro do pintor Jerzy Siemiginowski-Eleuter, 1686.

Rydzyk: Satanás implicou com a Polônia

Foto: Michał Jasiulewicz / AG
Ouvintes e locutores da Radio Maryja não se conformam com o resultado das eleições. Afinal há dois anos eles foram decisivos na eleição de Lech Kaczyński, justamente contra o candidato Donald Tusk do partido vencedor das eleições parlamentares de 21 de outubro último. O jornal Gazeta Wyborcza publica, hoje, matéria onde reproduz a participação de ouvintes da Rádio, em várias cidades do país. Mas como não poderia deixar de ser ao comentário mais forte partiu justamente do controvertido padre Tadeusz Rydzyk, diretor da emissora. Na madrugada de domingo, Padre Rydzyk afirmou que: "PiS foi dispersado pelos especialistas dos meios de comunicação. Agora, não exatamente, é preciso ter metralhadora, a fim de matar alguém. Isto, experimentamos diariamente, aquilo tudo são difamações, calúnias. Esta é uma guerra da civilização e isto é em todo o mundo. A Polônia aguentará esta provação? Isto depende da nossa força. A Polônia é particularmente uma arena de guerra. Satanás implicou com a Polônia, porque este é o mais forte pais católico no mundo."

P.S. >O PíS - Prawo i Sprawiedliwości (Partido da lei e Justiça) dos gêmeos Kaczyński é o partido dos ouvintes da Rádio do Padre ultra-direitista e anti-semita, Tadeusz Rydzyk.

Craques da rodada: brasileiros

E o craque da rodada no campeonato polaco da primeira divisão foi o brasileiro Edi Andradina. Seu clube o Kolporter Korona Kielce ganhou de 3x2 do Górnik Zabrze e está na vice-liderança do campeonato com 28 pontos. Paulista, Andradina começou sua carreira em Cambará, no Paraná, no time do japonês Matsubara. Já rodou meio mundo, desde o Santos Futebol Clube, a vários times no Japão e Rússia. Desde 2004, jogando na Polônia, ele esteve no Pogoń Szczecin até meados deste ano, clube que acabou caindo para a segunda divisão. Porém, como era o melhor da equipe, não faltou muito para que fosse contratado pelo Korona. O Pogoń é uma aventura do milionário polaco Antony Ptak, que possui nada menos que 20 jogadores brasileiros em seu plantel. Mas as coisas nunca andaram bem por lá. O Pogoń, mesmo com 11 brasileiros em campo, nunca conseguiu em 3 campeonatos fazer algo de expressivo. Andradina jogou 70 partidas no clube de Ptak e fez 22 gols. No Korona, Andradina foi fazer companhia a outros dois brasileiros Hermes e Ernani, este é outro que está há tempos no futebol polaco. No jogo mais importante da rodada o Wisła Kraków, dos brasileiros Jean Paulista e Cleber, derrotou o arqui-rival Legia Warszawa por 1x0 e segue na lideranca com 32 pontos. Cleber foi o melhor do jogo, segundo os comentaristas de televisão.
Aqui, Cleber impede a progressão do jogador africano do Legia. No clube de Varsóvia desponta também o lateral-esquerdo brasileiro, Edson.