sábado, 23 de abril de 2022

Pisanki - ovos polacos de páscoa

A tradição polaca de fazer "pisanki", ou ovos de Páscoa, tem mais de mil anos. Existem dezenas de variedades regionais, e os exemplares mais destacados são exibidos em museus ou mantidos por colecionadores particulares.

O ovo de páscoa de mil anos
Uma caneta tradicional para fazer ovos de Páscoa - Foto: Wojciech Pacewicz / PAP

Os ovos de Páscoa são chamados de pisanki (pronuncia-se pissanqui), e o termo em idioma polaco vem do verbo pisać, (pissátch - escrever).

É um processo bastante antigo para fazer estes "objetos" coloridos e festivos, usa-se uma uma ponteira de metal de caneta tinteiro com o intuito de se "aplicar", ou escrever, ou desenhar com cera de abelha líquida. Algo como escrever sobre a casca de ovo de galinha (geralmente).

O etnógrafo Kazimierz Moszyński descreve o procedimento – chamado de técnica batik – em seu livro de 1967,  Kultura Ludowa Słowian (Cultura Popular Eslava):


Os ornamentos são desenhados na superfície incolor de um ovo com cera. Em seguida, o ovo que foi inscrito dessa maneira é colocado em uma solução (fria ou quente) de corante. Depois de um tempo, quando o corante tiver tingido bem a casca do ovo, o ovo é retirado e aquecido, para que a cera possa ser removida. Dessa forma, você obtém uma decoração leve em um fundo colorido.


A ponta da caneta, neste processo pode ser uma agulha ou alfinete comum. Também se pode usar um utensílio especial feito de uma pequena vara, com uma ponta estreita feita de uma agulheta de cadarço de metal.

Os corantes são tradicionalmente de origem vegetal: cascas de cebola são usadas para a cor vermelha, brotos de centeio para verde, suco de beterraba para rosa, casca de macieira para amarelo e assim por diante.

Exposições no Museu de Opole Silésia, na imagem você pode ver os ovos de Páscoa do site em Ostrówek
- Foto: Rafał Mielnik / AG


Embora a técnica do batik ainda seja praticada hoje, é a maneira mais antiga da Polônia de decorar os pisanki. Os primeiros ovos de Páscoa existentes decorados e tingidos desta forma – datados entre os séculos X e XIII – foram encontrados por arqueólogos no local da antiga fortaleza eslava medieval de Ostrówek. Os "ovos" deste local, no entanto, não eram de galinha, mas feitos de argila e calcário. Hoje, eles podem ser vistos no Museu de Opole, na Silésia.

Conservar um ovo de Páscoa?
Genowefa Sztukowska, artista folclórica e criadora de ovos de Páscoa, remove a cera de um ovo de Páscoa aquecendo-o
- Foto: Andrzej Sidor / Fórum

Pisanki são feitos de ovos de galinha, pato e ganso. Recentemente, começaram a aparecer os feitos de ovos de avestruz, mas são mais raros.

Os ovos podem ter cuidadosamente esvaziados seu conteúdo, deixando a casca intacta, ou serem cozidos.

Existem também outros ovos de Páscoa artificiais. Estes podem ser feitos de madeira decorada, ou outros materiais como isopor e feltro.

Mas para simplificar, vamos ficar com os ovos de Páscoa feitos de ovos de glinha. Existem várias maneiras tradicionais de decorar pisanki, enraizadas nas tradições folclóricas.

Além da técnica de batik, a técnica de decapagem que envolve o uso de cera. Nesse método, o ovo é primeiro colorido em uma solução e só depois é coberto com um padrão de cera. Depois, é colocado em um líquido de decapagem, que limpa o corante nas manchas deixadas descobertas pela cera. Dessa forma, após a remoção da cera, fica uma decoração colorida em um fundo claro. Tal como acontece com a técnica do batik, este processo pode ser repetido com o mesmo ovo e diferentes corantes para produzir uma pisanka única e multicolorida.

Kroszonka ou um ovo de Páscoa da Silésia feito com a técnica stylus -
foto Edwin Remsburg / VW Pics via Getty Images

Outra maneira de fazer um ovo de Páscoa é riscá-lo levemente com uma caneta:

O próximo grupo são ovos adornados com a técnica de caneta, a maioria dos quais vem da região de Opole Silésia, onde são chamados de 'kroszonki' ['chave-corvo-SHAWN']. Eles são primeiro tingidos […] e depois adornados com padrões meticulosos, geralmente florais, que são delicadamente esculpidos em sua superfície. Esses padrões são frequentemente complementados por inscrições especiais, como 'este ovo é um agradecimento pelo seu doce beijo', etc. 
Do site do Museu Nacional da Agricultura em Szreniawa,

Em torno da cidade de Łowicz, na Polônia Central, é costume colar recortes feitos de papel colorido em ovos esvaziados. Ostentando várias cores vivas, estes são mantidos no estilo decorativo folclórico local, com motivos estilizados de galos e flores.

A colagem também é empregada na região de Kurpie, que fica a cerca de uma hora de carro ao norte de Varsóvia. Nesta área, as partes internas do caule de um junco (branco), bem como os fios (vermelho e verde) são colados em uma casca de ovo para formar padrões ondulados e curvas.

Existe uma oficina de criação de ovos de Páscoa, no Museu da Cultura Popular da Pomerânia ,em Swołowo – colando um caule de junco em uma casca de ovo - Foto: Gerard / Repórter / East News

Perto da cidade de Chełm, no leste da Polônia, os ovos de Páscoa são frequentemente adornados com motivos em forma de palmeiras, ramos de abeto e cruzes – com amarelo, verde e rosa entre os tons mais populares. Então, novamente, os pisanki das regiões de Opoczno, na Polônia Central, geralmente exibem linhas retas ou onduladas, bem como moinhos de vento. Estes são mantidos em um esquema de cores duplas, com decorações claras em fundos escuros. Existem dezenas dessas variações regionais.

Claro, também existem métodos menos tradicionais de criar pisanki, como pintá-los com tinta acrílica. Outros optam por um visual mais elaborado, adornando seus ovos de Páscoa com joias de âmbar. Alguns sentem o desejo de usar a alta tecnologia e com uma broca de precisão fazem os ovos de Páscoa a céu aberto, meticulosamente trabalhados. O número de variedades só mostra a popularidade que os pisanki desfrutam na Polônia.

A árvore da Vida
Ovos de Páscoa estilo Łowicz - Foto: Michał Tuliński / Fórum

Curiosamente, as origens dos ovos de Páscoa são anteriores à própria Páscoa. Já nos tempos pré-cristãos, as pessoas tingiam ovos no início da primavera para celebrar o despertar da natureza após seu longo sono de inverno. O ovo, símbolo da vida futura, era adornado com decorações que lembravam a fertilidade da natureza, como motivos vegetais ou solares.

Com o tempo, a tradição antiga e sua estética, tornaram-se parte do feriado mais importante do cristianismo, girando em torno da superação da morte por Jesus.

Veja como o site Brama Grodzka – NN Theatre dedicado à cultura descreve os enfeites tradicionais de pisanki:

Notam-se motivos vegetais: ramos, pequenas árvores, flores, assim como representações astromórficas – estrelas, mas também várias formas de símbolos solares […]. Todos eles se baseiam em significados cosmogônicos (a árvore da vida) e apontam para o papel simbólico do ovo na restauração da vida após a fase de inverno da morte.

Certas propriedades mágicas também já foram atribuídas aos ovos de Páscoa. Por exemplo, acreditava-se que, lavar-se com a água em que foram fervidos, garantiria uma boa saúde. Uma pisanka também pode ser colocada na fundação de um edifício para o proteger contra as forças do mal.

Brincando com ovos pintados
"Chełmskie" de Oskar Kolberg, pt. 1 - Foto: reprodução Dagmara Smolna


A menção mais antiga de ovos de Páscoa na literatura polaca vem da Chronica Polonorum, uma História da Polônia, do século 13, escrita por Wincenty Kadłubek. O texto fala de um curioso jogo com pisanki – e também do caráter supostamente caprichoso dos próprios polacos:

Desde os tempos antigos, os polacos sempre foram invejosos e brincavam com seus senhores como se fossem ovos pintados.

O etnógrafo Oskar Kolberg explica a natureza deste jogo em seu livro de 1890,  Chełmskie (A região de Chełm):

À tarde, no dia da Páscoa, os meninos e as meninas passeiam pela aldeia, gabando-se da beleza dos seus ovos de Páscoa (estes são ovos cozidos em tinta e habilmente enfeitados com várias cores). Em seguida, eles os tiram dos bolsos e verificam qual ovo é mais forte. Eles batem um no outro, virando-os de cabeça para baixo, e o dono do ovo mais forte pode pegar o mais fraco e rachado.

Justyna Goleń apresentando seus ovos de Páscoa a céu aberto na cidade de Poniatowa.
- Foto: Wojciech Pacewicz / PAP

Considerando que o jogo descrito era coeducacional, a criação de ovos de páscoa era de domínio das mulheres. Para evitar dar azar, os homens não tinham permissão nem para entrar na sala onde os pisanki estavam sendo preparados. Quando uma moça encontrava um solteiro, em particular, digno de interesse, no entanto, ela o informava lhe dando um belo ovo pintado na segunda-feira de Páscoa.


Obras-primas em miniatura
Ovos de Páscoa adornados com joias de Jan Kaliński, de uma exposição na CH Manufaktura, Łódź.
Foto: Michał Kazmierczak / Fórum

No período entre as duas grandes guerras mundiais, os costumes e crenças deixaram de ser praticados. Mas isso não significa que os próprios pisanki foram esquecidos. A sua vivacidade persistente é evidenciada, entre outras coisas, pelo grande número de eventos culturais a que permanecem ligados na Polônia.

Em 2017, o Museu da Cultura Kurpie em Ostrołęka organizou uma Oficina sobre como fazer um ovo de Páscoa tradicional usando a técnica batik.

No mês que antecede a Páscoa, o Museu Nacional da Agricultura em Szreniawa hospeda uma exposição anual para mostrar sua impressionante coleção de 600 pisanki, a maioria tradicional.

Uma visão um pouco mais moderna sobre o assunto é apresentada, também anualmente antes do feriado de Páscoa, no centro comercial Manufaktura em Łódź. Pode-se ver exposições de ovos de Páscoa de avestruz criados por artistas famosos como a escultora Magdalena Abakanowicz ou Jan Kaliński, que adorna seus pisanki com joias retrô que fazem referência aos famosos ovos Fabergé.

A coleção de ovos de Páscoa de Danuta Kamińska - Foto: Romuald Kępa

Os ovos de Páscoa também podem ser encontrados em várias famílias polonesas, onde ajudam a criar uma atmosfera de férias. Alguns, como a empresária de Varsóvia, Danuta Kamińska, têm coleções inteiras, quase de nível de museu. Ela compartilha:

Todos os anos, antes das férias, são realizadas feiras de Páscoa e, a cada ano, não consigo me conter e compro novos itens para minha coleção. Tenho bem mais de 100 ovos de Páscoa, e não há dois iguais, embora as técnicas de decoração se repitam. A maioria deles são verdadeiras obras-primas em miniatura; eles são realmente lindos e exigem muito esforço para serem feitos – é por isso que eu os coleciono. Além disso, eles são muito delicados, já que a maioria deles são feitos de ovos estourados. Antes da Páscoa, coloco-os em pratos grandes e eles servem como parte da decoração natalina da casa.

Pisanki de Beata Mozolewska – Galeria de Imagens







A cada Páscoa, os pisanki complementam as mesas das casas no feriado Cristão em torno das quais muitas famílias polacas se reúnem. Não é apenas um elemento característico do feriado, os pisanki polacos fazem parte de uma longa tradição milenar – uma que só continua e cresce.

Autor: Marek Kepa
Tradução: Ulisses Iarochinski