domingo, 6 de junho de 2010

Popiełuszko, mais um Santo Polaco

Foto: Adam Szymański

31 de agosto de 1981. Huta Warszawa. O Padre Jerzy Popiełuszko ante o cruzeiro no primeiro aniversário dos acordos assinados de agosto. Extamente um ano antes, o sacerdote tinha rezado uma impressionante missa para os metalúrgicos.


Hoje, em Varsóvia, acontece a missa de beatificação do Padre Jerzy Popiełuszko. Às 13:40 começou a procissão diante do Templo da Divina Providência com as relíquias do Beato Padre Jerzy em direção à Praça Pilsudski. Ali, 150.000 pessoas assistiram à missa consagrada ao mais novo Santo beatificado da Polônia.
"É um grande dia para a Igreja da Polónia e para a nossa pátria", disse o arcebispo de Varsóvia Kazimierz Nycz, ao iniciar a cerimónia que foi transmitida pela televisão, celebrada por uma centena de bispos e na qual esteve monsenhor Angelo Amato, enviado especial do papa Bento XVI, que disse, "a Padre Jerzy Popiełuszko, padre e mártir, que venceu o mal através do bem".
O Papa Bento XVI, que se encontra em Nicósia, no Chipre, rendeu de lá sua homenagem ao Padre Jerzy Popiełuszko, referido-se à beatificação como uma "feliz ocasião" e sublinhando que o "seu serviço de paixão e o seu martírio são um sinal especial da vitória do bem sobre o mal. Possa o seu exemplo e a sua intercessão alimentar o zelo dos padres e inflamar de amor os crentes".

Padre Jerzy Popiełuszko., nasceu em 14 de setembro de 1947, em Okopy, próximo a Suchowola. Faleceu em 19 de outubro de 1984. Foi assassinado por agentes da agência de inteligência interna, o Serviço de Segurança do Ministério do Interior. Reconhecido como mártir pela Igreja Católica, está sendo beatificado neste dia 6 de junho de 2010.
Jerzy foi um padre carismático associado aos trabalhadores e sindicalistas do movimento Solidariedade, que se opunham ao regime comunista na Polônia. Era um ferrenho anti-comunista, e em seus sermões, exortações espirituais inseria sempre mensagens políticas, criticando o regime comunista e motivando as pessoas a protestar. Durante o período de lei marcial, a Igreja Católica foi a única força com voz relativamente aberta, pois a celebração da Missa não era proibida pelas autoridade e Padre Jerzy, sentia-se impelido a utilizar os sermões como instrumento de protesto.
Os sermões do Padre Jerzy Popiełuszko eram rotineiramente transmitida pela Radio Free Europe e, com isso, tornou-se famoso em toda a Polônia por sua posição intransigente contra o regime. O serviço secreto do regime comunista tentou silênciá-lo e intimidá-lo. Como essas ações não funcionaram, eles fabricaram provas contra ele, assim ele acabou preso em 1983. Mas foi liberado logo após intervenção do clero e perdoado pela anistia.
Um acidente de carro foi preparado para matar Padre Jerzy Popiełuszko, em 13 outubro de 1984, mas Padre Jerzy conseguiu escapar. Um plano alternativo para seqüestrá-lo foi idealizado e finalmente realizado em 19 outubro de 1984. O padre foi espancado e assassinado por três oficiais do serviço secreto de segurança. Em seguida, seu corpo foi despejado no Reservatório de Água, em Włocławek. Local onde ser corpo foi encontrado em em 30 outubro de 1984 daquele ano.
A notícia do assassinato político causou alvoroço em toda a Polônia e os assassinos e um dos chefes foram condenados pelo crime. Mais de 250.000 pessoas assistiram ao seu funeral, incluindo Lech Wałęsa, em 03 de novembro de 1984. Apesar do assassinato e suas repercussões, o regime comunista permaneceu no poder até 1989. Os assassinos do padre, Capitães Grzegorz Piotrowski, Leszek Pekala, Waldemar Chmielewski e o coronel Adam Pietruszka foram presos, mas foram libertados mais tarde, por ato da Anistia
Em 1997, a Igreja Católica Apostólica Romana iniciou o processo de sua beatificação e, em 2008, ele recebeu a consagração de Servo de Deus. Em 19 de dezembro de 2009, foi anunciado que o Papa Bento XVI tinha aprovado decreto de beatificação do Padre Jerzy Popiełuszko.
O padre recebeu do governo polaco uma de sua maiores condecorações, a da Ordem da Águia Branca, de forma póstuma, ano passado.