sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Curso "Fazendo Folclore" em Curitiba


Os coreógrafos e bailarinos Lourival de Araújo Filho (descendente de polacos pelo lado materno) e Rafael Henrique Scardazan Heeren promovem na próxima semana em Curitiba, o curso "Fazendo Folclore" com outros especialistas da área.
Os dois curitibanos com formação em dança folclórica pelo "Curso de Instrutores Coreógrafos" da Universidade Maria Sklodowska Curie de Lublin, além de participarem como bailarinos do Grupo Folclórico Slowianki da Universidade Iaguielônia de Cracóvia por mais de 4 anos, atuam como bailarinos e coreógrafos há mais de 15 anos no Grupo Folclórico do Paraná Wisla.
Segundo Araújo Filho a idéia do curso, aberto a participantes de todo o Brasil, "surgiu da necessidade de aprimoramento dos diversos grupos folclóricos do Sul do Brasil". Para ele, "o Projeto “Fazendo Folclore” é inovador, não só pelo fato de ser oferecido em Curitiba, mas também pela possibilidade de se tornar itinerante. E mais importante que isso. É ministrado por pessoas com reconhecida experiência na área de espetáculos de diferentes naturezas e que aproveita a experiência dos professores para fornecer aos folcloristas e educadores, subsídios para o aprimoramento dos trabalhos dentro de escolas e em grupos folclóricos, bem como propiciar a melhoria de desempenhos pessoais e de alunos."
Araújo Filho comenta que "fazer folclore é mais do que paixão, é um estilo de vida. Não há estudos que apresentem, nem de forma aproximada, o número de grupos folclóricos existentes no Sul do Brasil, no entanto, estima-se que existam milhares de praticantes das diversas manifestações étnicas presentes nos três Estados."
E justamente pela área do folclore ser tão carente de cursos, apoios e intercâmbio é que surgiu a idéia do "Fazendo Folclore". Pois, "a manutenção das atividades de um grupo folclórico é uma tarefa difícil. Dentre as limitações, encontra-se a dificuldade de acesso a materiais, como música e trajes. Além do desconhecimento de características fundamentais das regiões e das suas danças representativas. Nesse sentido, o trabalho e a participação em um grupo folclórico exigem cada vez mais conhecimentos referentes ao aprimoramento das técnicas de ensaio de dança e cantos e de mesma forma, é preciso progredir em termos de plasticidade de espetáculo, já que os espectadores e até mesmo os dançarinos dos grupos exigem bons trajes, boas coreografias e bons espetáculos."
Além dos Lourival e Rafael também estarão repassando seus conhecimentos específicos o maquiador Herbert Lucio Bueno, o bailarino Leonardo Taques, a bailarina Christine Fabian e a professora de canto e maestrina Elizabeth Cristina Kozak Scardazan Heeren.

A programação do Curso

Sábado - 12 de setembro de 2009 – das 8h30 às 10h
As nações eslavas e a importância das principais companhias folclóricas nacionais do leste europeu no passado e no presente
Ministrante: Lourival de Araújo Filho
- Historiador, Professor da rede pública do Paraná, Cursou Doutorado em História da Imigração pela Universidade Jagiellônica de Kraków, atuou durante 4 anos como dançarino de folclore eslavo do grupo Slowianki de Cracóvia, são de sua autoria inúmeras coreografias para grupos do Brasil e Polônia; cursou dois anos do Curso de Instrutores Coreógrafos da Universidade de Lublin – Polônia; atualmente é Diretor Artístico e coreógrafo do Grupo Wisla de Curitiba.
Objetivos: Apresentar as principais características históricas do mundo eslavo no que tange à sua formação. Debater a importância das Companhias Nacionais de Danças Eslavas para suas nações no passado e hoje, bem como sua relevância para a divulgação da cultura do país de origem em países como o Brasil. Discutir as influências dos trabalhos das companhias profissionais no dia-a-dia dos grupos amadores.
Resumo dos trabalhos a serem desenvolvidos: Aula teórica que abrirá os trabalhos do curso e abrangerá o campo de conhecimento histórico-artístico referente ao leste europeu. Debate relativo aos rumos tomados pelos grupos folclóricos brasileiros a partir do momento da vinda e da disseminação de materiais de áudio e vídeo de grupos estrangeiros como a Cia. De Danças da Bielorrussia, Mazowsze, Bolshoi e outros.

Sábado – 12 de setembro de 2009 – das 10h15min às 12h
Práticas Corporais em Dança Folclórica
Ministrante: Leonardo Taques
Artista de Dança, formado pela Faculdade de Artes do Paraná, atua como coreógrafo de danças de salão e folclóricas. Concluiu cursos ministrados por artistas renomados como Urszula Sajda e Luiz Arrieta (Chile- Composição Coreográfica). Concluiu Curso de Dança Caráter pelo Bolshoi.
Objetivos: Possibilitar o estudo das características da dança folclórica e o que elas corporalmente exigem de seus praticantes, bem como mecanismos para proporcionar relações e entendimentos que vão além da reprodução do movimento.
Resumo dos trabalhos a serem desenvolvidos: Com relação ao trabalho com as inúmeras danças folclóricas e suas características, pouco se estudou além das danças clássicas como prática no auxílio do aprimoramento em suas técnicas e execuções. Dessa forma, este módulo teórico-prático pretende apresentar noções de anatomia e fisiologia, dinâmicas corporais, jogos expressivos, percepção corporal e reflexão sobre o corpo que dança.

Sábado – 12 de setembro de 2009 – das 13h30min às 16h
Make-Up e Hair para diferentes palcos
Ministrante: Herbert Lucio Bueno
- Maquiador profissional e Cenógrafo-figurinista com experiência de 15 anos na área de dança em diversos tipos de palco. Atuou nestas áreas em inúmeros espetáculos de grande importância, bem como em grandes desfiles de moda como o Cristal Fashion.
Objetivo: Apresentar soluções de aprimoramento voltadas à maquiagem e cabelos para diferentes palcos. Resumo dos trabalhos a serem desenvolvidos:
-Tons de base correta para cada tipo de pele e os métodos de aplicações ideais.
-Tons de pó e iluminadores ideais para cada pele. Quais os tons mais corretos a serem usados.
-Acabamentos: tipos de cílios ideais para diferentes palcos, desenhos de sobrancelhas, aplicação de blush, delineador, sombra, lápis e aplicação de baton.
-Tipos de make up: para diversos tipos de palco e iluminação. "O porquê e como se alcançar o resultado pretendido";
- A iluminação e sua interferência na maquiagem.
Materiais necessários para aula prática: As aulas serão de demonstração prática e o material será cedido pelo ministrante.

Sábado – 12 de setembro de 2009 – das 16h15min às 18h
Danças Búlgaras
Ministrante: Rafael Henrique Scardazan Heeren.
Objetivos: Oferecer conhecimentos básicos referentes às belas danças búlgaras ainda desconhecidas no Brasil.
Resumo dos trabalhos a serem desenvolvidos: As danças búlgaras possuem ritmo sui-generis. É um misto de influências húngaras, balcânicas, gregas e eslavas do leste. Sendo assim, serão apresentadas danças de Kopanica com seu tipicismo montanhês. É uma oportunidade de ampliar o conhecimento sobre danças eslavas.
Materiais necessários para aula prática: Levar um cinto simples de uso diário, de couro ou tecido.
Sábado – 12 de setembro de 2009 - 20h
Confraternização – Grupo Wisla
___________________________________________________________________

Domingo – 13 de setembro – das 8h30min às 10h15min
Elementos Clássicos e Alongamentos aplicáveis às danças folclóricas
Ministrante: Christine Fabian
Formada em Ballet Clássico pela Escola de Danças do Teatro Guaíra, cursos pela Royal Academy of Dancing de Londres, Formada em Produção Cultural, foi coreógrafa de vários grupos folclóricos entre eles Wiosna e Wisla, atualmente é coreógrafa do Grupo Wiosna.
Objetivos: Aliar elementos básicos de dança clássica no aprimoramento das danças folclóricas.
Resumo dos trabalhos a serem desenvolvidos: Aula prática, onde serão apresentadas seqüências de exercícios de uma aula de ballet clássico, exemplificando como tais elementos podem aprimorar as danças folclóricas. Correção/alinhamento postural e alongamento para complementação do trabalho.
Material para aula: Vestir roupas adequadas para prática de exercícios físicos (calça de moleton/legging, camiseta e sapatilha de dança ou meia comum para os pés, cabelos presos).

Domingo – 13 de setembro – das 10h30min às 12h
Técnica vocal aplicada aos cantos e danças folclóricos
Ministrante: Elizabeth Cristina Kozak Scardazan Heeren
Estudou na Polônia com o renomado professor Ludwik Stefanski e frequentou o Curso de Musicologia em Kraków e de Instrutores Coreógrafos na Universidade de Lublin. Graduada em Piano e em canto lírico, licenciada em Música, Regente de diversos coros no Paraná e Santa Catarina, atua como cantora no Collegium Cantorum e por vezes convidada na Camerata Antiqua de Curitiba.
Objetivos: Proporcionar conhecimento básico do canto para trabalho em diferenciados grupos de canto e dança.
Resumo dos trabalhos a serem desenvolvidos: Técnicas de respiração e impostação para a performance no canto; técnicas de respiração para canto nos momentos da dança.

Domingo – 13 de setembro – das 14h às 16h30min
Danças e Cantos Montanheses de Spisz e Jurgów e a influência húngara sobre estas regiões
Ministrante: Rafael Henrique Scardazan Heeren. Formado em Danças e Cantos Folclóricos pela Associação de Cultura e Arte de Kraków e pela Universidade Mari Curii Sklodowska de Lublin – Polônia, Dançarino solista do Grupo Slowianki de danças eslavas da Universidade de Kraków - Polônia, da Ópera Krakowska e líder do ranking Cioff de danças polonesas de salão.
Objetivos: Promover atividades práticas de dança que propiciem aos participantes desenvolver os principais passos das danças mais comuns das regiões polonesas de Spisz e Jurgów e Búlgara como Kopanica.
Resumo dos trabalhos a serem desenvolvidos: Serão ensinadas danças e cantos representativos como: Czardasz rápida e lenta, Klepany, Moskol, Stara Baba, Hajduk e Niedzwiedz. Portanto, elementos fundamentais para a criação de uma coreografia de Spisz e Jurgów, além de passos fundamentais de Kopanica Búlgara.
Material fornecido: Partituras e CD com músicas tocadas pela capela do principal grupo da Região de Spisz/Jurgów.

PROJETO FAZENDO FOLCLORE:
Coordenação Geral: Lourival de Araujo Filho - Fone: 41-92315131
Coordenação Financeira: Leonardo Taques – Fone: 41- 99299406
Apoios: Grupo Folclórico Polonês Wisla, Secretaria de Estado da Cultura do Paraná
Local da Aulas: Sociedade Polono-Brasileira Mal. Józef Pilsudski – Alameda Clotário Portugal 68 Centro – Curitiba. Fone: 41- 3322-0070.