segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Polacos se casam no hipermercado

Foto: Łukasz Szostek - PAP

Quem antes da 15:00 horas, deste sábado, decidiu fazer compras no Silesia City Center na cidade de Katowice, teve a oportunidade de participar do primeiro casamento na história da Polônia realizado num hipermercado. Exatemente isso, Monika de 23 anos e Przemisław de 27 anos diante de dezenas de clientes e do juiz de paz do Cartório Civil disseram o famoso "Sim" um para o outro.
Os noivos ganharam um concurso organizado pelo shopping center, no qual o prêmio principal era justamente a cerimônia do casamento. "Queríamos de alguma forma comemorar o dia de São Valentin (o dia dos namorados comemorado em todo o mundo, menos no Brasil)e por isso pensamos em organizar um casamento, porque justo ele é o que mais significa amor", declarou Marek Thorz, porta-voz do SCC. 
Os organizadores pagaram não só a roupa dos noivos, mas também a festa e a lua de mel num hotel em Ustroń, uma estação de esqui da Silésia. Também estão pagando a viagem de Lua de Mel com uma semana em Veneza. 
Os tradicionalistas polacos parecem não ter gostado da idéia, pelo que se deduz de um dos clientes que assistiram a cerimônia no hipermercado, "Tragédia, o que eles estão fazendo. Enquanto eles casam, o público em volta olham, tomam sorvete e comem hamburger. As pessoas não entendem, que nem tudo se pode vender." comentou o cliente Marek Pełka, da cidade de Tarnowski Góra.

P.S. Como se sabe o casamento é uma instituição e uma festa tradicional polaca. O forte catolicismo do país e as profundas raízes da tradição se repetem a cada semana na Polônia. Casamento para ser chamado de polaco tem que durar de três dias a uma semana de festa. E os convidados ficam hóspedes dos noivos comemorando dia após dia. Alguns brasileiros clandestinos na Inglaterra tem tido a oportunidade de conhecer esta festa quando se casam com polacas pensando se livrar do departamento de imigração inglês. Iludidos pensam que casando com uma polaca vão ganhar a cidadania e o passaporte polaco. Nem um coisa nem outras, apenas residência temporária, que pode virar permanente se residirem mais de três anos em território da Polônia, mas passaporte nunca. Pelo menos é o que informa o Departamento de Imigração da Voivodia da Malopolska, em Cracóvia. Mas seja como for, tiveram uma semana de festa de casamento, algo que nunca podiam imaginar se não tivessem se casado com uma polaquinha autêntica.

A terceira guerra mundial começou

A manchete principal do jornal Gazeta Wyborcza desra segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009 é: Meta: O rico Ártico 

A reportagem de capa diz que os forças mundiais iniciaram uma nova corrida pelo gás. O aquecimento global pode causar no Pólo Norte um dos maiores conflitos do século 21. Rússia, OTAN, e até a China já começaram a rivalizar-se sobre o maior depósito de gás descoberto abaixo da camada de gelo do Ártico.

P.S. Enquanto a imprensa brasileira notíciava frenéticamente o massacre israelense em Gaza, a União Européia ficou quase a mercê da Rússia com a interrupção do gasoduto russo na Ucrânia. Mas pouco se falou disso, porque a imprensa brasileira prefre notícia velha do que o "furo" de reportagem que antecipa novos tempos.  E agora? Será que ainda vão continuar ignorando a questão do gás na Europa e Ásia?