segunda-feira, 25 de maio de 2009

Campeonato embolado até o fim


Ainda não foi neste fim de semana que a equipe do Wisła Kraków comemorou o título da temporada. Ganhou um ponto a mais que seus concorrentes, mas não foi suficiente para levantar o caneco.
A última rodada do campeonato polaco de futebol, deste ano será, no próximo fim de semana... 30 de maio e certamente será uma das mais dramáticas da história. As três mais fortes equipes polacas chegarão quase empatadas. 
Faltando uma rodada, o Wisła Kraków tem 51 pontos, o Legia de Varsóvia tem 49 pontos e o Lech de Poznań, 48 pontos. O time da cerveja de Poznań liderou quase o campeonato inteiro, mas há duas rodadas, a equipe dos brasileiros Beto e Marcelo ultrapassou e tem tudo para se sagrar bicampeã, pois vai jogar a última partida em seu estádio na aleja W. Reymonta, em Cracóvia. Não bastasse isso, tem o artilheiro do campeonato, Paweł Brożek, que está prosa e não tem para ninguém. 

P.S. apesar das cores azul, branca e vermelha...também estarei comemorando com o Wisła Kraków (pronuncia-se vissua cracuf - vístula cracóvia) ... Em que pese o Legia ser alviverde também... mas é de Varsóvia... e isso foi preponderante para não me ter como torcedor...

Pagar para ser deputado

A manchete principal do jornal Gazeta Wyborcza desta segunda-feira, 25 de maio de 2009 é:
"Pague e comece".
A reportagem de capa fala sobre a soma que os eurodeputados do PiS tiveram que pagar para a fundação do Partido. Os 18 milhões de złotych foram empregados para a criação da "Fundacja Silna Polska w Europie" (Fundação Polônia Forte na Europa, denominação da legenda de campanha do PiS-Partido Direito e Justiça) em 2004.