quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Curitibano pode ser o primeiro brasileiro ganhador do Prêmio Nobel

Prof. Dr. Celso Grebogi, curitibano
Um físico da Universidade de Aberdeen, Escócia, foi nomeado para a lista de influentes que tem previsto desde 2002, 39 ganhadores do Prêmio Nobel.

Professor Celso Grebogi, da cadeira de “Sistemas Não Lineares e Complexos" da Universidade de Aberdeen, está “Laureados Citados 2016”, da “Propriedade Intelectual e Ciência de Negócios”, da Thomson Reuters.

Dr. Celso Grebogi já recebeu o Prêmio Toshiba - renome Mundial Acadêmico da Universidade Waseda – do Japão e o Prêmio da Alemanha Humboldt Senior.

Estes Laureados são identificados a cada ano como os candidatos mais promissores para ganhar o Prêmio Nobel.
O Professor Grebogi é o único cientista de uma universidade britânica incluído nas categorias para a ciência, em reconhecimento ao seu trabalho sobre a “Teoria do caos”.

Grebogi já havia sido incluído em lista semelhante, nos estados Unidos em 2010, junto com a equipe de cientistas Mitch Feigenbaum, Edward Ott, James Yorke Harry Swinney e Benoit Mandelbrot da Universidade de Maryland.

O caos é a ciência que descreve como o nosso conhecimento de alguns sistemas na natureza se degrada rapidamente. O clima é um exemplo clássico de um sistema caótico. Mesmo quando medimos com precisão as condições atmosféricas em muitos lugares, a nossa capacidade de prever o tempo futuro permanece pobre.

Origens
Celso Grebogi é curitibano, do Boqueirão, com origens na colônia polaca Murici, de São José dos Pinhais. Seus pais são donos de uma padaria na periferia de Curitiba. Formado em engenharia Química pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (1970).
É mestre em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1974), mestre em Física pela University Of Maryland(1975), doutor em Física pela University Of Maryland(1978) e pós-doutorado pela University Of California At Berkeley(1981). Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo e Professor Honorário da University of Aberdeen. Estudou e trabalhou como professor nas universidades Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, University of Maryland, University of California (Berkeley), USP-Universidade de São Paulo e University of Aberdeen.

A pesquisa do professor Dr. Grebogi em sistemas dinâmicos caóticos combina métodos analíticos e técnicas com extensos experimentos baseados em computador. Ele tem causado um enorme impacto internacional com seu trabalho na área de controle do caos.

Ao tomar conhecimento da indicação dos Laureados 2016, ele disse: "Aparecer, em 2016, na lista dos Laureados por Citações é uma grande honra. A lista é levada em alta consideração, porque tem sido bem sucedida em predizer 39 ganhadores do Prêmio Nobel nos últimos 14 anos. No entanto, enquanto estamos muito satisfeitos de ser incluídos, é improvável que possamos competir este ano contra o experimento Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory (LIGO) sobre gravidade. Pois é a primeira deteção direta de ondas gravitacionais e um resultado muito aguardado desde a predição de Einstein sobre ondas de gravidade em 1916”.
Complementou dizendo: "É um privilégio ter o nosso trabalho, que abriu toda uma nova área de pesquisa, mudando filosoficamente a nossa maneira de pensar sobre o caos, considerada como um avanço tão significativo na física."

O Prêmio Nobel de Medicina será anunciado em 3 de Outubro, seguido pelo de física em 4 de Outubro, e o de química em 5 de Outubro.

Prêmios Conquistados
1974 - Fulbright Award, Fulbright-Hayes Foundation.1997 - Doctor Honoris Causa, Universität Potsdam.
1989 - Distinguished Scientist Lecturer, Carnegie Mellon University.
1991 - Fellow of the American Physical Society, American Physical Society. 1995 - North British Lecture Tour Award, British Mathematical Society.
1996 - Toshiba Chair as World-renowned Scholar, Waseda University.
1996 - Senior Humboldt Prize, Alexander von Humboldt Foundation. 1996
1996 - Distinguished Faculty Research Award, University of Maryland.
2003 - Membro Titular, Academia Brasileira de Ciências.
2003 - Humboldt Prize Revisit, Alexander von Humboldt Foundation.
2009 - Membro Honorário do International Physics and Control Society.
2011 - Membro do Institute of Physics (GB).
2012 - Membro Royal Society of Edinburgh.
2012 - Professor Honorário, Xi'an University of Technology, China.
2012 - Professor Honorário, Lanzhou University, China.
2014 - Doctor Honoris Causa, Le Havre University, France.
2015 - Professor Honorário, Xi'an Jiaotong University, China.
2004 - Atingiu 10.000 citações, Science Citation Index.
2010 - Atingiu 21.000 citações, Science Citation Index.
2011 - Atingiu 31.000 citações, Google Scholar.

P.S. a mais provável grafia de seu sobrenome no idioma polaco é Gryboś. E em sendo assim, existem 1059 pessoas em diferentes cidades da Polônia atualmente com este sobrenome. A maioria em Nowy Sącz (216 pessoas), Jasło (32), Tarnów (28) e Cracóvia (27)