domingo, 18 de janeiro de 2009

Palácio devolvido ao proprietário

Foto: Wojciech Surdziel / AG

No período em que foi prefeito de Varsóvia, o presidente Lech Kaczyński tinha seu gabinete neste palácio. Atualmente serve como gabinete do vice-prefeito e Departamento do tesouro mo município.
Mas a prefeitura terá que desocupar o edifício histórico, pois o palácio na ulica Miodowa, centro da capital polaca, volta para as mãos da família do "magnata" Potocki.
Quando em 2003, Lech Kaczyński administrou a restauração do Palácio Branicki e ali instalou seu gabinete de prefeito não estava claro se o edifício seria reprivatizado. Mas todos alertavam que o palácio deveria voltar às mãos de seu último proprietário Franciszk Salez Potocki. Em 2002, o Ministério de Obras Públicas, descobriu que no início dos anos 50, um decreto de Bolesław Bierut  (primeiro presidente da Polônia comunista e na verdade seu nome era Bolesław Biernacki, Bierut foi um codinome) tornou o palácio propriedade do Estado Comunista.
Na mesma situação estão várias outras propriedades do Estado, que durante foram estatizadas e que agora devem voltar às mãos de seus antigos proprietários. Para tanto é necessário solicitar a reprivatização e provar que antes do período comunista a propriedade era de fato do solicitante ou sua família.

P.S. "Magnata" era a nobreza polaca que criou o primeiro Congresso no mundo, ainda na idade média em 1453. Diferente dos demais reinos europeus onde eram comuns condes, duques, marqueses e etc., na Polônia estes antigos senhores feudais eram chamados apenas de magnatas. Normalmente seus sobrenomes tinham a terminação ski, ou cki.