quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Cavalo árabe da Polônia

A égua polaca Kwestura - a árabe mais cara do mundo

Os cavalos são não só animais de estimação, mas também seres históricos na Polônia. A importância destes animais pode ser medidas pelas batalhas medievais onde a Polônia foi vencedora, como Grunwald, a mais célebre da idade média; o cerco de Viena liberado pelo Rei Jan Sobielski com sua famosa legião polaca.
Neste blog já escrevi sobre o genuíno cavalo polaco zimnokrewy (sangue frio), mas faltava falar dos cavalos árabes polacos.
Todos os anos, no mês de agosto, e este ano não foi diferente, a cidade de Janów Podlaski recebe compradores de todo o mundo. Ali acontece um leilão há 40 anos. Desde 2001, o evento passou a ser conhecido pelo seu nome em inglês, ou seja, "Pride of Poland".
Ali naquela cidade há mais de 200 anos existe um haras de fama internacional, que foi projetado pelo famoso arquiteto Marconi.
Antes do leilão é realizada uma mostra nacional de cavalos árabes, onde a cada ano estão presentes os mais importantes criadores do mundo. A marca PURE POLISH é sinônimo da mais alta qualidade e fruto de gerações de cruzamentos dos melhores árabes.
Janów Podlaski e seu leilão tem batido os maiores recordes de preços. E isto vem de longe. Em 1864, o sultão Abdul Aziz adquiriu 92 cavalos do Haras de Janów para iniciar sua criação.
O cavalo mais caro do mundo é a Kwestura, que passou pelo leilão de Janów. A égua campeã do mundo de 2007, foi vendida pelo valor recorde de 1,125 milhão de Euros.
Segundo a revista Polônia - Business News, editada pela Câmara Nacional de Comércio e Investimentos da Embaixada da República da Polônia, no Brasil, "os árabes de puro sangue polaco são o verdadeiro tesouro nacional e devem ser promovidos como tal".