sábado, 26 de janeiro de 2008

A maior catástrofe da história da aviação polaca

Foto: Wojtek Basalygo/SE
A morte de 20 oficiais do alto comando das Forças Armadas é a maior tragédia da história da aviação polaca. No começo da noite desta-sexta feira a poucos metros da pista do aeroporto de Mirosławce, no Noroeste da Polônia, expodiu o avião com generais e coronéis que tinham participado de seminário militar em Varsóvia. A nação está de luto, as emissoras de televião estão com suas tradicionais logomarcas brancas da tela, na cor preta.
Os oficiais faziam eram da Brigada de Tática Aeropotuária de Świdwin. Entre estes 8 eram pilotos. O avião sinistrado era de fabricação espanhola. As Forças Armadas, possuem outros 9 aviões casa comprados ente 2005 e 2007. Foi o primeiro acidente com estes avião e logo no primeiro de forma trágica. O avião faria apenas um escala para os oficiais de Szczecin desembarcassem, o restante dos passageiros e tripulates seguiriam para Cracóvia, onde está a base dos CASA espanóis. A catástrofe de Mirosławce é o primeiro ocorrido no mundo com este avião.

Este avião CASA C-295M nr 019 foi fotografado na quarta-feira as 16:47 horas no aeroporto de Varsóvia trazendo os generais que dois dias depois morreriam antes de aterrizarem na escala com detino a seus lares. Foto: Maciej Wolański.

Em miejsce katastrofy (local da tragédia) onde o avião se espatifou antes de aterrizar no aeroproto de Mirosławce.