quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Przekrój e Hajdarowicz

Esta á a capa da última edição do mais antigo semanário cultural da Polônia independente, a revista Przekrój.
Em 2001, a revista cultural foi adquirida pela Edipresse POLSKA S.A e vinha sendo editada desde sempre em Varsóvia. A revista, embora temática, chegou a fazer concorrência as demais revistas semanais de política, economia e variedades como Polityka, Wprost, e Newsweek Polska. Entre 2003 e 2008, Przekrój alcançou uma média de mais de 83.250 exemplares vendidos semanalmente.
O sucesso editorial do semanário, evidentemente, despertou a cobiça de uns e a inveja de outros. E foi que interessou a um dos novos ricos polacos, Grzegorz Hajdadowicz. O cracoviano, formado pela Universidade Iaguielônica, em Ciências Políticas, comprou Przekrój, em 01 de outubro de 2009. E a partir de então a revista passou a ser editada em Cracóvia.
Grzegorz Hajdarowicz é um produtor de cinema e empresário. Além disso, foi nomeado o novo cônsul honorário do Brasil, em Cracóvia, pelo embaixador brasileiro Carlos Alberto Simas Magalhães.
Hajdarowicz, no final dos anos 80 e 90 trabalhou como jornalista em Cracóvia e em Nova Iorque. 
 Em 1991, fundou a produtora de cinema Gremi, que, juntamente com outras empresas é atualmente subsidiária da KCI SA, o grupo empresarial de Hajdarowicz, que atua nas áreas ligadas a investimentos de capital, reestruturação de empresas, incluindo empresas cotadas, bem como projetos na área de imóveis. 

Através da Gremi Produção Cinematográfica SA, Hajdarowicz produziu o último filme "City Island ", de e com Andy Garcia no papel principal. O filme ganhou o prêmio do público na edição do Festival de Cinema Tribeca, em Nova Iorque. A Gremi também co-produziu filmes como "Carmo" (brasileiro-espanhol-inglês), "Nightwatching" ("Night Watch" - um filme de Peter Greenewaya), "Hania" e "Angel in Love".
Edipresse é a segunda maior editora de revistas, na Polônia, cuja carteira é composta de 14 títulos, principalmente dirigidas às mulheres, por exemplo: "Przyjaciółka”, „Viva”, „Party”, além de outras dirigidas aos pais como, "Mamo to ja”, "Twoje dziecko”, "Twój Maluszek” e muitos outros. Edipresse tem uma posição muito forte na Internet com os sítios babyonline.pl, polki.pl e wizaz.pl.
Já a Przekrój (ou Secção), pode ser acessada em przekroj.pl

Incêndio gigante assola Moscou

Esta foi a foto que abriu a primeira página do jornal Gazeta Wyborcza, desta quinta-feira, 5 de agosto de 2010. As frases sobre a foto traduzidas são:
Rússia rendida
Fogo controlado ante Moscou

A reportagem é sobre o incêndio de grandes proporções que atingiu a capital e que consumiu mais de 2 mil residências e 174 mil habitantes. O fogo já causou a morte de 48 pessoas. A Rússia, assim como boa parte da Europa Central sofre com as altas temperaturas, daquele que está sendo considerado um dos verões mais quentes do hemisfério Norte.