quinta-feira, 26 de maio de 2011

Armagedon Barak em Varsóvia

Barreiras colocadas na imediações do Hotel da comitiva americana
Barak, o Obama chega amanhã a Polônia para sua primeira visita oficial. Serão apenas dois dias. Mas o alvoroço toma conta da capital polaca já há algum tempo. A mesma operação vista no Brasil está mudando os hábitos de Varsóvia. Empresas, cinemas, escolas, restaurantes - tudo ao longo dos trajetos a serem percorridos pelo o presidente dos Estados Unidos está sendo fechado. Parece preparação para enfrentar o Armagedon. Muitas pessoas reclamam do caos e da falta de informação. Nem todos podem encerrar suas atividades tão cedo.
Os clientes mais ilustres de restaurantes estarão impedidos de usar seus helicópteros. "É uma piada, certamente!", diz Marek Molenda, gerente do Restaurante Giovanni Rubino, próximo a Av. Krakowska Przedmieście. Tudo porque, o restaurante está localizado perto do Palácio Presidencial, onde amanhã à tarde, o presidente polaco, Bronisław Komorowski recepcionará Barack Obama.
Contudo, o clima de festa, pelo menos entre aqueles que realizam negócios na área, não existe."Aparentemente a área em torno do restaurante e o calcadão estará fechado. Isso nos deixa muito preocupados, pois praticamente estaremos impedidos de trabalhar. Não teremos clientes", reafirma o gerente do Giovanni Rubino.
Outras áreas da cidade também estão alvoroçadas, pois a segurança da comitiva Norte-americana é exagerada. Não é pra menos! Afinal quem se institula dono do mundo tem dessas coisas.
No hotel onde Barak vai dormir, o Marriot muito próximo a estação de trem Central de Varsóvia, está com seu guichê aberto para hóspedes. Mas todos já estão sendo avisados que passarão por revistas rigorosas.