sábado, 3 de julho de 2010

Os três polacos da Alemanha

A seleção multinacional da Alemanha têm um turco, um tunisiano, um ganês, um brasileiro e três polacos.

Łukasz Podolski

Dos três o mais técnico é o príncipe de Colônia (cidade alemã) e rei de Gliwice (cidade polaca) Łukasz (pronuncia-se uúcach)Podolski. Seu sobrenome significa "natural da Podólia", região que já pertenceu à Polônia e atualmente faz parte da Ucrânia. o craque da camisa 10 alemã nasceu na Silésia polaca em 4 de Junho de 1985. Tem dupla cidadania, a polaca e a alemã.

Mirosław Marian Kloze

O segundo é Mirosław Kloze, que pode se tornar o maior artilheiro da história das Copas do Mundo de Futebol. Tem 14 gols e basta mais dois para destronar o brasileiro Ronaldo 9 Fenômeno que com os três feitos na Copa da Alemanha tem 15 gols marcados. Klose, filho de pais polacos, também tem dupla cidadania polaca-alemã. O dono da camisa alemã há 3 copas do mundo, Mirosław Marian Kloze, nasceu em 9 de junho de 1978,na cidade polaca de Opole, muito próxima de Gliwice, de Podolski. Quando ainda era muito pequeno, seu pai, também jogador de futebol, foi contratado pela equipe francesa do Auxerre. Klose começou a jogar futebol aos nove anos no Blaubach-Diedelkopf, localidade próxima de Kaiserslautern, na Alemanha, para onde fazia pouco tempo que toda a sua família tinha se mudado.

Piotr Trochowski

E o terceiro polaco da Alemanha é Piotr Trochowski, nascido em 22 de Março de 1984, na cidade polaca de Tczew. Atua como meio-campista avançado. Trochowski (pronuncia-se trorróvsqui) é conhecido e temido pelos seus chutes de longa distância. Já jogou no Bayern Munique por seis temporadas e desde 2005 atua no Hamburgo. O treinador alemão Joachin Löw tem colocado o polaco sempre no segundo tempo para reforçar o resultado.

Grunwald, 600 anos

Foto: Przemyslaw Skrzydlo

A maior batalha da idade média, para desconhecimento dos livros didáticos escolares de história brasileiros, ocorreu na Polônia. Mais precisamente em 1410, há 600 anos, portanto, ocorreu a Batalha de Grunwald!
Uma encenação daquela brilhante vitória polaca-lituana foi realizada em Cracóvia. Outras manifestações acontecem em Osztyń e localidades da região de Warmia, nestas primeiras duas semanas de julho.
Para a literatura alemã a Batalha se denomina Tannenberg e é registrada também como uma das maiores batalhas da história da Europa medieval (em termos de número de participantes). Nos campos de Grunwald, em 15 de julho de 1410, as forças dos Cruzados Teutônicos, com a ajuda de outros cavaleiros ocidentais, sob a comando do Grão-Mestre Ulrich von Jungingen, foram derrotadas inapelavelmente pela Polônia e Lituânia, além de soldados rutenos (os atuais ucranianos), Tchecos, Moldávios e Tártaros, sob o comando do rei polaco Władysław II Jagiełło.
Apesar da vitória dos polacos a Ordem dos Cavaleiros Teutônicos não foi completamente destruída.
Os Teutônicos, como se recorda, foram os cruzados saxônicos, que após a perda da cidade de Acre, na Palestina, em 1293, voltaram para suas terras na Saxônia. Acostumados que estavam com as guerras foram convidados pelo príncipe polaco Konrad da Mazóvia para cristianizar os prussos pagãos que viviam em território polaco. Os teotônicos não só ajudaram, como usurparam as terras polacas e ali ficaram por mais de 200 anos.

Władysław II Jagiełło, foi o primeiro a conseguir reunir forças suficientes para expulsar os saxônicos (atuais alemães) das terras polacas. A paz de Torun, firmada em fevereiro de 1411, estabeleceu que a Ordem Teotônica tinha que devolver a Dobrzyn para o Reino da Polônia e renunciar a Samogitia para o Ducado da Lituânia. Apesar da vitória este tratado de paz impunha fracasso de objetivos aos polacos, pois muito do território polaco permaneceu nas mãos dos saxônicos.
Em função disso, nas décadas seguintes muitos outros conflitos acabaram em novas batalhas. Até que em 1525, os territórios ocupados pelos teutônicos, que haviam se transformado no Ducado da Prússia, acabou vassalo do rei da Polônia. Antes disso, em 1453, a Polônia e a Lituânia se tornaram a República da Duas Nações. Sendo precursoras da democracia no mundo moderno.