quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Os russos atacaram a Polônia em 1939


Exatamente 75 anos atrás, no dia 17 de setembro de 1939, o Exército Vermelho Russo realizou um ataque armado na Polônia.
Os polacos que haviam assinado um tratado de não agressão mútua com Moscou estava sendo atacado nos dois "fronts", no Oeste por Hitler e no Leste por Stalin.


Este ataque foi  realizado a partir de um protocolo secreto do Pacto Molotov-Ribbentrop, que previa que, em caso de guerra contra a Alemanha, a URSS entraria em ação militar nas zonas da República da Polônia.
Por que Stalin esperou até 16 dias antes que começar a ajudar os alemães?
Já era o terceiro dia da guerra quando Hilter lembrou o  líder soviético de suas obrigações.
Mas - como o professor Wojciech Materski, historiador recorda - Stalin tentou manter as aparências, Ele não funcionava como Hitler. Na verdade, desde 02 de setembro estação de rádio soviética em Minsk passava informações para a Luftwaffe no sentido de controlar polacos - diz o historiador.
E acrescenta: - Stalin foi, no entanto, muito sensível ao fato de que cada ação da propaganda do Exército Vermelho tinha uma desculpa - qualquer ação militar tinha que aparentar como realizada em sua própria defesa, e portanto, não era agressivo.
A invasão do Exército Vermelho foi apresentado como uma defesa das fraternais populações eslavas: minorias de bielorrussos e de ucranianos que vivem ou leste da Polônia. Esta desculpa seria difícil de defender. Stalin apresentou a guerra germano-polaca como um conflito imperialista em ambos os lados. Ele disse que, se os imperialistas iriam destruir uns aos outros, e o movimento comunista internacional não deveria interferir nele, e certamente não era para defender a Polônia.
No entanto, a 17 de setembro, o embaixador soviético em Varsóvia, Nikolai Sharonov correu com as negociações com o ministro Józef Beck a respeito da ajuda anteriormente acordada. Disse que os soviéticos poderiam dar Polônia equipamentos militares. - E, ao mesmo tempo, desde os primeiros dias de setembro, o NKVD entrou em nosso território e ocupou áreas estratégicas, atacando pontos de comunicação.
O Prof. Materski diz que somente em meados dos anos 90, aprendeu que escala Soviética começou antes de 17 de Setembro. Ele encontrou documentos nos arquivos russos que,  - As tropas estavam sabotando o equivalente ao que hoje é conhecida na Ucrânia como "homens verdes". É certo que, os "rebeldes" agiam sem uniformes, naquela época, o fazem agora na invasão da Ucrânia..