sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Os últimos momentos do outono

Tradicionalmente primeiro de novembro em Cracóvia, neva! A previsão diz que vai chover amanhã. No Noroeste da Polônia, já andou nevando esta noite. Mas aqui em Cracóvia a semana foi de sol...sol de outono acompanhado de vento que derruba as folhas coloridas das árvores. Antes que o tempo mude...uma foto ainda ensolarada e com verde do Mosteiro dos Beneditinos no bairro de Tyniecka, as margens do rio Vístula...a poucos quilômetros do Przegorzały.

Foto: Ulisses Iarochinski

Presidente polaco contra o Euro


A manchete principal do jornal Gazeta Wyborcza, desta sexta-feira, 31 de outubro de 2008, diz "O Presidente está atrás do euro, até mesmo contra." E acima da foto principal com o título: "Mais polacos no Afeganistão".

Nas sepulturas distantes os mais próximos

A manchete principal do jornal Rzeczpospolita, desta sexta-feira, 31 de outubro de 2008, informa que: "E agora 4 anos com Lato" e o segundo título:" Nas distantes sepulturas os próximos".

Concurso: Centenário do Filme Polaco


O Instituto do Filme de Arte Polaco e a Filmoteca Nacional da Polônia promovem Concurso para comemorar o Centenário do Cinema Polaco. O regulamento e os critérios da competição exigem que os projetos-trabalhos concorrentes tenham como tema principal os cem anos do filme polaco, que promova o tema "História do Cinema Polaco", que esteja dirigido ao maior número de públicos, especialmente à juventudade e ao mundo acadêmico, tenha um formato atraente e conteúdo com altos valores cognitivos e estéticos e finalmente que aconteça em 2009.

Interessados em participar devem retirar o regulamento e formulário de participação na Filmoteca Nacional. O prazo para isto é de 3 novembro a 31 dezembro 2008. Para os que residem fora da capital polaca é possível solicitar regulamento e formulário pelo correio, através do endereço,

Filmoteki Narodowej, ul. Puławska 61, Warszawa 00-975 Polska. O resultado do concurso será anunciado em 31 de janeiro de 2009. Os vencedores têm garantido apoio financeiro da Filmoteca Nacional.