domingo, 12 de outubro de 2008

Ditadura de triste lembrança

Médicos retomam formatura congelada pela ditadura por 36 anos

No dia 24, um grupo de médicos vai finalmente concluir sua festa de formatura, iniciada e interrompida há 36 anos pelo regime militar. Dia 13 de dezembro de 1972. Anos de chumbo, época de censura. Cerca de 1.700 pessoas lotam o Teatro Municipal do Rio. São 20h30. Na platéia, em elegantes trajes de festa, estão parentes, amigos e convidados dos 128 formandos do curso de medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O convite da festa traz ilustrações de Henfil.

A reportagem é de Luísa Alcalde e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 12-10-2008.

Vai começar a cerimônia de colação de grau da turma de 1967, com o juramento de Hipócrates, rito de introdução dos acadêmicos em medicina na vida profissional.
No palco, vestidos de becas pretas com babado branco e capelo na cabeça, os recém-formados estão emocionados, pois entre os convidados está a família de Luiz Paulo da Cruz Nunes, assassinado aos 21 anos, no segundo ano do curso, com um tiro na cabeça disparado por policiais durante repressão a uma pacífica manifestação estudantil no dia 22 de outubro de 1968, em frente ao Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel. A ação foi orquestrada pelo Comando do I Exército, DOPS e a PM. Os amigos dizem que o jovem não era ativista político. Estava no local por acaso.
Os parentes de Luiz Paulo, escolhido como patrono, levam flores aos formandos. A direção da UERJ, porém, veta a homenagem dias antes e proíbe qualquer menção ao rapaz. Manda colocar uma tarja preta sobre o nome de Luiz Paulo nos convites, mas isso é feito em apenas alguns deles. A direção garante aos alunos que não mencionará a palavra “patrono” na cerimônia.
O discurso da oradora Telma Ruth Pereira Silveira é submetido à análise dos censores da ditadura e vetado. A alegação: “atentado contra a segurança nacional”. Durante a formatura, no momento em que o texto deveria ser lido, Telma caminha até o púlpito segurando cinco páginas em branco. Folheia lentamente, uma a uma, em silêncio, e agradece. É ruidosamente aplaudida.

A atitude irrita o diretor da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ, Jaime Landmann. Em seguida, Landmann anuncia que os pais de Luiz Paulo, “colega falecido”, vão ler uma carta. Uma voz de homem vinda da platéia corta o silêncio do teatro: “Luiz Paulo foi falecido !”. Fingindo ignorar o protesto, Landmann prossegue a cerimônia e anuncia a homenagem ao patrono, imposto pela direção da faculdade: Albert Schweitzer, médico que atende necessitados na África. Em seguida, chama pelo nome de cada um dos formandos. Mas não chama o de Luiz Paulo.
Sem nada combinado, os formandos começam a bradar em coro: “Luiz Paulo, nosso patrono!!!” e a bater os pés no piso. Alguns batem palmas. Imediatamente, Landmann manda fechar as cortinas do palco e encerra a colação de grau. Nenhuma explicação é dada.
Muitos pais morreram sem assistir à formatura dos filhos. O protesto daquela noite foi abafado. Não foi publicada uma linha sequer nos jornais da época. Os formandos foram pedir conselhos ao jurista Heráclito Fontoura Sobral Pinto, famoso por defender presos políticos. A punição, além da abertura de um inquérito para descobrir os culpados pelo protesto, foi obrigar os médicos, separados, um a um, a fazer o juramento da profissão na sala do diretor, no ano seguinte, dois meses depois da formatura.
No dia 24, dois dias após o assassinato de Luiz Paulo completar 40 anos, 104 médicos da turma de medicina de 1967 da UERJ - hoje profissionais renomados inclusive no exterior - vão se reunir na Capela Ecumênica da UERJ, no Maracanã.
Eles vão oficializar a colação de grau da frustrada cerimônia de formatura que não ocorreu 36 anos atrás. E fazem questão de ir trajados de beca, como naquela noite de dezembro de 1972. Os discursos censurados serão lidos. O paraninfo, o neurocirurgião Pedro Sampaio, celebridade em sua área, hoje com 87 anos, já confirmou presença.
Desta vez, vão poder homenagear Luiz Paulo, já que a atual direção da faculdade homologou pedido do grupo. Antônio Augusto, sobrinho de Luiz Paulo, também médico, vai representar a família, pois a mãe e o pai dele já morreram.

P.S. E ainda tem gente que prefere voltar a estes tempos de obscuridade e absoluta falta de liberdade....batem no peito e dizem sem medo e sem censura nos dias de hoje: sou de extrema direita, sou de direita, odeio a esquerda.

Kubica mais próximo do título

- O polonês Robert Kubica, da BMW Sauber, chegou em segundo lugar no Japão, somou 8 pontos e foi para 72. Os três pilotos estão na luta pelo troféu.
- O polonês da BMW Sauber liderou a disputa até o primeiro pit stop.

- No trabalho nos boxes, a Renault mostrou mais agilidade e novamente colocou Alonso na liderança. O espanhol, que venceu o último GP, em Cingapura, abriu boa distância para Robert Kubica e controlou a disputa até o final. Kubica, aliás, foi pressionado por Raikkonen, mas também garantiu o seu sétimo pódio na temporada.

(frases na matéria sobre o GP do Japão de F1 no sitio do jornal O Estado de S. Paulo)

- O polonês Robert Kubica, da BMW Sauber, foi o segundo, à frente de Kimi Raikkonen, da Ferrari, que completou o pódio.
- Robert Kubica, que está em terceiro, está a 12 do lider do campeonato.

- Robert Kubica e Fernando Alonso se aproveitaram da confusão e assumiram as duas primeiras posições.

- Na briga pela primeira posição, Alonso não deixava que Kubica abrisse uma grande vantagem.
- Quando Alonso entrou para sua última parada, na 43ª volta, sua vantagem para Kubica era de 13 segundos.

(frases na matéria do sitio Globo.com)

- o polonês Robert Kubica, da BMW, diminuiu sua diferença para os oponentes e entrou na batalha.
- Faltando duas etapas para o fim da temporada, Hamilton tem 84 pontos, contra 78 de Massa. Kubica aparece agora com 72.

- Com isso, o polonês Robert Kubica, da BMW, assumiu o primeiro posto.

- O espanhol recuperou o primeiro lugar após a parada do seu companheiro de equipe e passou a acelerar para abrir vantagem para Kubica, que faria o seu segundo reabastecimento após o piloto da Renault.

(frases na matéria no sitio do jornal Folha de São Paulo)

- Robert Kubica, da BMW, foi o segundo colocado, seguido por Kimi Räikkönen, da Ferrari.
- Com todo o imbróglio, quem levou a melhor foi Robert Kubica, da BMW, que subiu da sexta para a primeira posição, seguido por Fernando Alonso e Heikki Kovalainen.
- Alonso colocou pouco combustível em seu primeiro pit-stop e voltou à frente de Kubica, pronto para tomar o primeiro lugar assim que todos parassem.
- ...Kubica tentando roubar a liderança de Alonso para voltar à briga no Mundial de pilotos...

- após nova bateria de paradas, Alonso manteve-se no primeiro lugar seguido por Kubica, Räikkönen e Nelsinho Piquet.

(frases na matério do sitio UOL)

As frases das matérias dos principais veículos de comunicação brasileiros quando mencionam o polaco Kubica o fazem de forma obrigatória, pois são descrições dos momentos da corrida. Mas enquanto estes jornalistas brasileiros fazem vistas grossas ao desempenho do polaco Kubica (pronuncia-se cutssa, síbala forte a penúltima) a Polônia, por sua vez, trata o cracoviano como herói e abre todas as páginas e programas de rádio e televisão para exaltar a façanha de um piloto vindo "de un paese lontano" sem tradição no mais caro esporte do mundo.
Nem digo, os senhores Galvão Bueno, Reginaldo Leme, Burti, (daqui da Polônia só se pode assistir a TV Globo comprando um "receiver, antena e cabos" vendido somente em Lisboa ao preço de 800 euros, mais frete, além de uma anualidade de 150 euros para assistir apenas o canal GNT. Via antena parabólica gratuita somente a TV Record, mas esta não transmite Fórmula 1.) pois estes são célebres em patriotadas e esquecimentos temporários de quem, por exemplo está liderando a corrida naquele momento para ficarem falando "abobrinha" de suas prefências clubísticas. Falando neles, por que será que a TV Globo não convida Nelson Piquet para ser comentarista , nem que seja de uma prova, pelo menos?
Mas que a tendência brasileira de ver apenas aquilo que seus miopes comentaristas transmitem causa surpresas o tempo todo. Ou alguém não se lembra quando Guga Kuerten ganhou o torneio de Roland Garros pela primeira vez? Nunca tinham mencionado o "manezinho da Ilha" e então tiveram que se render ao talento do melhor tenista brasileiro de todos os tempos.
Assim vai acabar acontecendo com o Cracoviano Kubica... o piloto polaco já subiu 7 vezes ao pódio nesta temporada e a imprensa e TVs brasileiras perdem tempo falando de um Vertel, de um Kovalainen, de um Glock, de um Sutil que apareceram lá de vez em quando na tela e ignoram solenemente as virtudes do polaco.
Não transcrevi aqui as manchetes das matérias destes sites brasileiros, porque nenhum deles mencionou o polaco... assim vejam, sem patriotadas, como deveria ser um título de uma matéria depois do final da corrida:

Grand Prix Japonii: Kubica drugi, Alonso znowu wygrywa

ou seja, Grande Prêmio do Japão: Kubica segundo, Alonso de novo vence.

Tudo bem, é claro que no Brasil, tem-se que falar obrigatoriamente de Massa, Nelsinho e Barrichello. Mas porque tanta lorota para o "entojado" espanhol? Porque ganhou as duas últimas, porque é bicampeão mundial? Ora o campeonato faz um campeão não só com vitórias na temporada, mas com a presença constante no pódium. Que o diga o grande Nelson Piquet em seu primeiro título mundial, ganhou algumas, mas foi realmente campeão daquele ano pela soma constante de pontos, coisa que o polaco Kubica está fazendo de forma brilhante.

Foto: Kim Kyung-Hoon - Reuter

E na transmissão da TV polaca ainda teve um comentário lembrando que talvez Kubica não seja o primeiro polaco na história da Fórmula 1, mas o segundo. Porque na Polônia, ninguém esquece a senhora polaca que deu o privilégio de dar ao Brasil o primeiro bicampeão mundial, o ícone Emerson Fitipaldi. Sim ele carrega um sobrenome de bisneto de italiano, mas é filho de polaca...Dona Jusy ... que não deixou de ser polaca quando imigrou para o Brasil e tampouco seu pai deixou de contar aos netos Emerson, Wilson e prole que tinham vindos "de um paese lontano", como disse Karol Wojtyła, quando apareceu pela primeira vez na sacada do prédio do Vaticano, naquele outubro de 1978, já como Papa João II.
É só dar uma olhada na classificação do campeonato abaixo para ver que no pódium de Interlagos, pode estar o polaco Kubica, não importa se no lugar mais alto, mas com a coroa e os louros de campeão do mundo de 2008. Depois não escrevam e não digam que foi surpresa.

Classificação da prova

1. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 84
2. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 78
3. Robert Kubica (POL/BMW) - 72
4. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 63
5. Nick Heidfeld (ALE/BMW) - 56