segunda-feira, 20 de abril de 2009

Filmes polacos em Curitiba

Cena do filme "Jasminum", de Jan Jakub Kolski

Na última sexta-feira, com a presença da cônsul geral da Polônia para os três Estados do Sul do Brasil, Dorota Joanna Barys, foi aberta a "Mostra de filmes Polacos", em comemoração ao Centenário da Cinematografia Polaca, na Cinemateca de Curitiba, na rua Carlos Cavalcanti, 1174.
A Mostra composta por 14 filmes serão exibidos em Curitiba até o dia 30 de abril, sempre nos horários das 20:00 e 16:00 horas. O filme da noite é reprisado no dia seguinte à tarde. Na sexta e no sábado à tarde foi apresentado o filme "Jaśminum", de 2006, direção de Jan Jakub Kolski. Um conto mágico, cheio de aromas, tendo um mosteiro como palco. Nesta segunda feira, às 16 e as 20 horas a mostra prossegue com mais filmes.
Segundo uma das organizadoras da mostra, Agnieska Drewno, da produtora Mañana de Varsóvia, a mostra se compõe de verdadeiras jóias do cinema polaco.
O filme mais antigo, ainda mudo, é uma película de 1929, "O homem obstinado / Mocny człowiek" (direção de Henryk Szaro), modernizada por uma trilha sonora contemporânea. Na seleção dos filmes foi considerado seu o valor artístico, bem como os autores - os mais notáveis diretores do cinema polaco, de cuja constelação abre um dos representantes da Escola de Cinema Polaco - Janusz Morgenstern com o filme "Tchau, até amanhã / Do widzenia, do jutra" (1960). Na tela, ao lado de Zbigniew Cybulski, o mais popular ator da época, comparado a James Dean, está Roman Polański, que naqueles tempos dava seus primeiros passos como diretor de cinema, nem supondo que em quatro anos da sua estréia na direção, "Faca na água / Nóż w wodzie", lhe daria uma nomeação ao Oscar. Essa, aliás, não foi a primeira nomeação polaca a este prêmio tão prestigioso. Em 1967, um Oscar foi entregue para Jerzy Kawalerowicz pelo filme "O Faraó / Faraon" - a história de um imperador do Egito, baseado no romance de um dos mais apreciados escritores polacos, Bolesław Prus, com o excelente desempenho dos atores Jerzy Zelnik e Barbara Brylska.
Os anos 70 foram um dos melhores períodos do cinema da Polônia, por isso foi difícil escolher uma obra representativa daquela época. Mas aqui estão três filmes: "Terra prometida / Ziemia obiecana" (1974) de Andrzej Wajda com um elenco dos mais ilustres atores polacos: Daniel Olbrychski, Wojciech Pszoniak e Andrzej Seweryn; "Hotel Pacífico / Zaklęte rewiry" (1975) de Janusz Majewski - uma fotografia da psicologia humana através de um restaurante de hotel, sob as excelentes atuações de Roman Wilhelmi e Marek Kondrat e ainda o filme "Mimetismo/ Barwy ochronne" (1976) de Krzysztof Zanussi, considerado o mais celebre representante do Cinema da Inquietação Moral, uma onda interrompida em 1981 pela introdução da Lei Marcial na Polônia, tendo como conseqüência o impedimento da produção de quaisquer tipos de filmes.
Mesmo assim, arriscando repercussões ameaçadoras, a equipe do filme "O interrogatório / Przesłuchanie" (direção de Ryszard Bugajski) no inverno de 1981/ 1982 estava terminando as filmagens. Não foi permitida sua distribuição e assim sua estréia aconteceu somente em 13 de dezembro de 1989, no aniversário da imposição da lei marcial, agora em uma Polônia livre. No lado oposto, encontra-se "Sexmissão / Seksmisja" (1983) sob direção de Juliusz Machulski, reconhecido pelo público polaco como a melhor comédia do século.
"Estamos convictos de que os papeis criados por Jerzy Stuhr e Olgierd Łukasiewicz ficarão por muito tempo gravado em vossas memórias. Os demais filmes representam os últimos anos da cinematografia polaca", diz Drewno.
Realizado em 1999, o filme de Krzysztof Krauze "A Dívida/ Dług" é uma comovente história contemporânea baseada em acontecimentos autênticos. Um dos papeis principais é desempenhado por Andrzej Chyra, que está entre os mais talentosos atores da nova geração, atuando também no papel principal do filme "O Meirinho / Komornik" (2005) de Feliks Falk. A mesma forte expressão possui "Praça do Salvador / Plac Zbawiciela" de Joanna Kos-Krauze. O filme fala sobre a vida em família, mas com certeza não dessa que gostaríamos de experimentar. Este estudo cinematográfico merece grande atenção, concentração e profunda reflexão. A família tem um foco especial também em "Truques / Sztuczki" de Andrzej Jakimowski uma história simpática e suave sobre a esperança e o destino.


Cena do filme Ziemia Obiecana, do grande Andrzej Wajda (pronuncia-se andjei váida)

A próxima cidade a receber a mostra será Porto Alegre, em 5 de maio. Mas também Florianópolis, São Bento do Sul e Erexim deverão ser contempladas. Todos os filmes são legendados em português e a entrada é franca.

PiS, o único democrático?

Foto: Filip Klimaszewski

Apenas o PiS (Prawo i Sprawdliwości = partido direito e justiça) pode beijar a democracia na Polônia ante o liberalismo do Platforma (Partido da Plataforma)e meios de comunicação", foi o que afirmou Jarosław Kaczyński no sábado, no conselho político de seu partido sobre as eleições europeias.
Segundo o gêmeo Kaczyński não há o que discutir sobre democracia quando o tema é a eleição para o Parlamento Europeu. Seu partido dá lições nas demais agremiações partidárias. Após a fotografia de Marcin Libicki do PiS de Poznań surgiram outros dois deputados. Em Częstochowa em primeiro lugar aparece Marek Migalski e os parlamentares do PiS. E quando havia apenas um em Bydgoszcz, ou seja, Ryszard Czarnecki, veio o chefe do PiS na cidade, Wojciech Mojzesowicz.
O presidente do partido Jarosław Kaczyński respondendo se haveria mudança na decisão sobre a disputa dos membros de seu partido para constarem na lista parlamentar nestas eleições, ele disse que não a permitiu. "Todos os polacos podem se sentir bem e certos disso."
O irmão do presidente da República disse que se os membros do PiS forem eleitos para o Parlamento Europeu eles trabalharão no interesse nacional, ao contrário do PO (Platforma Obywatelstwo - Partido da Plataforma da Cidadania). Respondeu também que depois das eleições deverá surgir um novo grupo político no cenário europeu formado pelos conservadores britânicos e os tchecos do ODS.

P.S. A Polônia está envolvida no momento com a campanha parlamentar visando eleger os representantes do país no Parlamento Europeu, em Strasburgo. A eleição acontecerá em maio.

Pacote climático: 100 milhões Euros

A manchete do jornal Rzeczpospolita, desta segunda-feira, 20 de abril de 2009, é: "A conta do pacote climático: 100 milhões de euros."