terça-feira, 11 de outubro de 2011

A Polônia após as eleições de 9 de outubro 2011

O grande vitorioso da eleições foi o primeiro-ministro Donald Tusk
O governo de Donald Tusk passa para a história recente da Polônia como o primeiro a governar por dois mandatos consecutivos. E segundo os analistas políticos esta oportunidade não pode ser desperdiçada.
A vitória do seu partido nas eleições de domingo último, coloca nas mãos do PO - Partido da Plataforma Cívica uma grande responsabilidade, gerir uma nação que tem um grande compromisso com o futuro, não só de seu país como de todo o continente europeu unido.
Este governo deveria, antes de tudo, pensar em como manter um Estado seguro e protegido pelas crises que se avizinham. Além das crises é preciso também pensar sobre o que vem a seguir. Os polacos se perguntam nesta semana: Qual Polônia teremos nos próximos 10,20 anos? 
Os tempos são difíceis, e quanto mais ele passa, mais necessário se torna a definição de metas, que não sejam temporárias.
O governo até agora tem posto na abertura de oportunidades aos cidadãos o seu principal trunfo de sua administração. Um exemplo disso é a exagerada abertura de crédito. O governo estaria apenas jogando dinheiro pela janela. E de acordo com os economistas, esta não é a forma de construção de um novo cidadão polaco. O governo deveria oferecer algo mais, ou seja, para orientar a sociedade sobre o que fazer com este crédito tão aberto.
O jornal Metro (do mesmo grupo que começou a publicar em Curitiba e distribuir gratuitamente nas esquinas da cidade) publica hoje uma lista de metas e ações que o governo do PO precisa não esquecer:
- Quotas para mulheres tanto nas listas eleitorais como nos salários de forma igualitárias.
- Uma novo Parque Nacional em Białowieża (a mais antiga floresta original e preservada do continente europeu. É hora de parar com a caça.
- a Concepção "In vitro" de forma gratuita, a legalização da parceria civil e o debate sobre religião nas escolas.
- Construir e ampliar Ferrovias mais modernas e não apenas fazer rodar nos velhos trilhos um TGV polaco.
- Votações eleitorais informatizadas, como a possibilidade de se votar On-line.
- Acabar com as filas intermináveis para se consultar um médico especialista, e prover o país de hospitais mais modernos.
- E toda a questão da matéria econômica, como por exemplo, a última reforma das pensões (fundos de pensão, aposentadorias uniformes), a eliminação dos déficits orçamentários, ideias sobre como criar novos postos de trabalho.

Resultados
O PO (centro-direita) recebeu nas eleições parlamentares de domingo, 39,18 por cento dos votos, seguido pelo PiS (extrema direita) - 29,89 por cento; Movimento Palikot (centro) - 10,02 por cento. PSL (Social Democracia) obteve 8,36 por cento e o SLD (Esquerda) - 8,24 por cento. O comparecimento às urnas foi 48,85 por cento.
O percentuais obtidos pelos partidos representaram ao Plataforma Cívica 207 cadeiras no Sejm, o Lei e Justiça - 157. Movimento Palikot movimento - 40, o PSL - 28 assentos, e SLD - 27 mandatos. O Partido da Minoria Alemã conquistou apenas uma cadeira na Câmara dos Deputados.