sábado, 7 de outubro de 2023

Kwaśniewski: A Polônia precisa votar na esquerda

Foto: Mateusz Marek / PAP

O ex-presidente da Polônia, Aleksander Kwaśniewski, manifestou-se sobre as eleições parlamentares que acontecerão na Polônia, no próximo dia 15 de outubro.

No sábado, realizou-se na cidade Będzin a convenção da Coalização de Esquerda, quando foi apresentado um vídeo gravado e exibido durante a convenção. A apresentação em vídeo foi resultado do ex-presidente ter sido levado ao hospital, onde passa por uma cirurgia.

O ex-presidente também avaliou políticos de esquerda, falou sobre possíveis sucessores de Jarosław Kaczyński e Donald Tusk e revela o que mais o preocupa na política polaca hoje.

"Sempre votei na Esquerda, o meu coração está na esquerda e voltarei a fazê-lo com a convicção e a certeza de que é um voto bem colocado", disse o ex-presidente.

Segundo o ex-presidente "A Polônia precisa de uma coligação que será criada pelos partidos da atual oposição democrática, mas onde a esquerda desempenhará um papel importante. A esquerda é a garantia dos direitos das mulheres e de um Estado laico. É uma garantia de que alcançaremos progressos nos serviços públicos, na boa educação e em melhores cuidados de saúde. Na construção de creches e jardins de infância para que as famílias possam desenvolver-se sem receios nas suas carreiras profissionais".

O porta-voz da Coligação da Esquerda, Marek Kacprzak, informou que o ex-presidente enfrenta problemas de saúde. "Ele tem que fazer outro procedimento".

Kwaśniewski foi recebido por um dos líderes da Esquerda, Włodzimierz Czarzasty, que lhe disse: "Senhor presidente, caro Alexander. Você foi o melhor presidente do nosso país. Eu sei que você está no hospital porque conversamos muito. Desejamos-lhe muita saúde. Queríamos que você nos liderasse diretamente, mas sabemos que você nos lidera mesmo a partir daí do hospital". Ou de onde Aleksander Kwaśniewski esteja.

"Na minha opinião, estamos hoje numa situação tal que vale a pena pensar estrategicamente, para que a Terceira Via possa estar presente no parlamento e para podermos realmente mudar o governo do país, porque é muito necessário."

"Parece que o resultado ainda está indeciso. As chances de ambos os campos são meio a meio. Talvez uma bomba exploda, mas pessoalmente não creio que nada vá mudar radicalmente" — diz Kwaśniewski, a pouco mais de uma semana das eleições — "Acho que não é ruim que existam três listas e que todas funcionem em ambientes diferentes".

"Isso amplia até mesmo a frente de ação. É bom que haja acordo e há muito que ouvimos falar que estes três partidos, se entrarem no parlamento e tiverem maioria, formarão governo" - afirma o ex-presidente — "Era uma política diferente que visava nos tornar diferentes, mas independentemente das nossas diferenças, conseguimos trabalhar pelo interesse comum. E agora tudo foi para o inferno", diz Kwaśniewski, relembrando os anos de sua atividade política

Aleksander Kwaśniewski nasceu em 15 de novembro de 1954 em Białogard. Político e jornalista polaco foi Presidente da República da Polônia por dois mandatos consecutivos de 1995 a 2005.

Nos anos 1985 a 1989, ainda no período socialista soviético que estava se findando, foi ministro-membro do Conselho de Ministros nos governos de Zbigniew Messner e de Mieczysław Rakowski.

Nos anos de 1985 a 1990, também foi membro do "presidium" do Conselho para a Proteção da Memória da Luta e do Martírio e nos anos 1988–1991 foi presidente do Comitê Olímpico Polaco.

Kwaśniewski é o fundador da Social Democracia da Polônia. Foi membro do Parlamento polaco nos 1.º e 2.º mandatos em 1991 a 1995.

Fonte: Agências de notícias e Onet.