terça-feira, 25 de abril de 2023

Sułoszowa a famosa da foto

Em vermelho, a vila polaca com a rua mais longa do país

Semanas atrás publiquei uma foto, no meu Facebook, e reproduzida no Instagram, de uma zona rural do Sul da Polônia. Horas depois levei um susto: nunca uma foto minha no Facebook desde que entrei na rede, em 2005, teve tantas curtidas.

Este foi o texto que escrevi acompanhando a foto:

Zona rural da Polônia.

A reforma agrária ocorrida no país mudou a paisagem. Ao lado das estradas foram divididos lotes retangulares. As casas construídas às margens das estradas estão na frente das terras cultivadas. Em sua maioria, os sítios (ou fazendas) foram divididos com 2 hectares cada. Esta foi a primeira imagem que vi da janela do avião que sobrevoava a terra do meu avô quando cheguei na Polônia, em 1995.

E esta foi a foto:


São exatas 328 curtidas, 66 comentários e 366 compartilhamentos do dia 19 de março até hoje 25 de abril. O número de compartilhamentos superou as curtidas. Nos comentários, até apareceu ignorantes comentando bobagens como:

"passando pra lembrar que lá tanto o naz--- quanto o comunismo são crimes (pois para eles, ambos são igualmente terríveis)"

Ou esta, fora de contexto: 

"Sai fora, petista. Isso não foi reforma agrária. Vai mentir mais?"

Esta então foi mais longe na ignorância:

"arrancaram toooooodas as arrrrvoooores também!!!! Na verdade, literalmente está o mundo todo com a cabeça na lua!!!!!!sem árvores, sem floresta sem bichos sem rios...fim da humanidade!!!!"

Não resisti e tive que esclarecer esta parva:

Não! A Polônia é conhecida pela preservação das árvores, como nenhum outro país no mundo. A Polônia possui muitos bosques e florestas. Inclusive a única floresta primária intacta do continente europeu está na Polônia. Bielowieża é seu nome e também a única a abrigar uma manada nativa de 500 bisões.


Claro, tenho absoluta certeza que não foi minha postagem nem os compartilhamentos que de repente colocaram a vila rural de
Sułoszowa na lista das fotos e reportagens mais vistas e reproduzidas dos últimos dias. Mas a verdade é que não é só esta vila polaca, com esta particularidade de todas as casas serem ao longo de ruas ou estradas vicinais, rodovias do território da República da Polônia.

Mas já que a repercussão maior é a do vilarejo localizado na voivodia (Estado) da Małopolska (Pequena Polônia), no distrito de Olkusz, no município de Cracóvia, conto que já em 1595, a vila, então pertencente ao município de Proszów era propriedade de Stanisław Szafraniec, um oficial do exército polaco. Nos anos de 1975 a 1998, a pequena vila pertenceu administrativamente à voivodia de Cracóvia. Em 2013, a vila tinha 5.805 habitantes.



Geograficamente, Sułoszowa (pronuncia-se suúchóvá) está localizada no planalto de Olkusz, a 26 km a noroeste do centro da cidade de Cracóvia. A parte sul de Sułoszowa, está Pieskowa Skała, faz parte do Parque Nacional Ojcowski.

As nascentes do rio Prądnik estão localizadas na vila, em seu curso inicial é chamado Sułoszówka.

Ela ganhou esta notoriedade na Internet por constatarem que uma das ruas (estrada) mais longas da Polônia - ela se estende por cerca de 9 km ao longo da estrada desde o n.º 773 Sieniczno - Wesoła perto de Słomniki.




Antes da Segunda Guerra Mundial, a vila tinha 6.000 habitantes e o comprimento dela era estimado em 14 km., ou seja, ela até diminuiu nas últimas décadas.

Além de sua impressionante paisagem e atrações históricas, Sułoszowa também é um local de visitação constante, por ser a rota “Via Regia”, que por ela, já que liga a antiga capital polaca ao santuário da Czarna Madono (Madona Negra) de Jasna Góra (Monte Claro) na cidade de Częstochowa (pronuncia-se tchenstórróva) onde está o quadro milagroso de Nossa Senhora de Częstochowa.

Estátua de São João Nepomuceno no alto de um bloco calcário

Sułoszowa  faz parte de um modelo de assentamento agrícola muito comum da Polônia. Um país onde não se fala a gíria brasileira "agronegócio", por lá ainda chamam de agricultura e de pecuária. E agricultor e pecuarista não é negociante, mas aquele que enfrenta sol, chuva e principalmente a neve gelada.


A agricultura da Polônia é o principal motor econômico do país. O país possui a sexta maior economia da União Europeia. Com uma tradição agrícola muito forte, que se debate com desafios que não são estranhos e onde surgem oportunidades.

A contribuição da agricultura para o PIB é muito superior à média europeia. As áreas rurais constituem 93% do território polaco e abrigam cerca de 40% da população do país. O setor agrícola é um importante componente do potencial econômico do país, contribuindo com 7% do valor do PIB. É ainda empregador de quase 20% da população ativa. As exportações de produtos agro-alimentares chegam a cerca de 12% do total de exportações. O setor de carnes também possui grande relevância. Produtos como aves e suínos compõem as exportações do país.

Capela moderna

Dados de 2021 mostram que a Polônia aumentou sua produção total de trigo, centeio, grãos mistos, triticale, milho de cevada e aveia de 2020 a 2021, de acordo com um relatório do Serviço de Agricultura Estrangeira do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

A produção totalizou 33,3 milhões de toneladas. A safra de grãos de inverno atingiu 19,5 milhões de toneladas, um aumento de 13% em relação ao ano anterior, e a safra de grãos da primavera é estimada em 9,5 milhões de toneladas, um aumento de 21% em relação a 2019-20.

A produção de trigo aumentou 9% em relação a 2019-20 e atingiu 12 milhões de toneladas. A área plantada e área colhida para trigo permaneceu quase a mesma do ano de mercado anterior, em 2,5 milhões de hectares.

A IGREJA

A paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Sułoszowa foi fundada, em 1315, de acordo com o historiador Jan DługoszA igreja paroquial foi mencionada em 1325–1327.


Stanisław Szafraniec, meados do século 16, transformou em uma igreja calvinista. O atual edifício de tijolos é dos anos de 1933 a 1939. Igreja afiliada de Nossa Senhora Rainha da Polônia, construída em 1984–1989. Há também uma capela do Castelo de Pieskowa Skała dedicada a São Jorge desde 1661. O castelo é o principal ponto turístico da região.

O CASTELO

O castelo foi construído no século XIV. Sua principal tarefa era proteger a estrada que ligava Cracóvia à região da Silésia. O castelo inferior ficava no lugar do atual pátio renascentista. O Castelo Superior estava localizado próximo a uma rocha de difícil acesso.



Em 1377, o castelo foi doado à família Szafraniec, como compensação pelos ferimentos sofridos em um confronto com os cortesãos do rei. O castelo permaneceu com ela até 1608, quando morreu o último membro da família Szafraniec. Durante este tempo, o castelo foi ampliado várias vezes. Até que tomou uma forma semelhante à atual. Devemos a reconstrução do castelo em estilo renascentista a Stanisław. Entretanto, durante a invasão sueca, o castelo foi invadido e parcialmente destruído.


Pátio interno do Castelo

CLAVA DE HÉRCULES

Maczuga Herkulesa é um montículo de calcário de 30 metros próximo ao castelo de Pieskowa Skała. Seu nome, em polaco, significa "porrete (ou clava) de Hércules", devido ao seu formato.




A topografia cárstica de rocha solúvel caracteriza todo o parque. A área é conhecida por suas formações rochosas, embora Maczuga é a mais famosa. Além dos pedregulhos de calcário, existem numerosos penhascos, ravinas e mais de 400 cavernas na área.


Estrada que passa por Sułoszowa era o antigo caminho real do Castelo de Wawel, em Cracóvia, até o mosteiro de Montes Claros, em Częstochowa.

Texto: Ulisses Iarochinski