quarta-feira, 27 de agosto de 2008

35 anos de teatro na UTFPR

Capa do livro
Entre muitas das atividades que desenvolvi, uma delas foi a teatral. Tudo começou na então Escola Técnica Federal do Paraná, em Curitiba (Atualmente Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Pela mãos do maior ator paranaense de todos os tempos, José Maria Santos, subi ao palco do TETEF. Pois este grupo teatral está fazendo 35 anos de ininterrupta atividade. Para comemorar o feito, o atual diretor Ismael Scheffler está lançando um livro e promovendo um seminário de palestras. O livro TUT, TECEFET, TETEF: 35 ANOS DE TEATRO NA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ conta a história contruída por vários diretores e alunos de cursos técnicos profisionalizantes. Um dos textos no livro é da autoria de Ulisses Iarochinski.

O lançamento é dia 03 de setembro de 2008, Às 19h30, no, Miniauditório da UTFPR (Av. Sete de Setembro, 3155 - Rebouças - Curitiba-PR.
O lançamento faz parte do Ciclo de Palestras HISTÓRIAS DO TEATRO CURITIBANO, que terá:
01/09 - 19h30 - A Construção do Teatro Guaíra e sua contribuição para a arte em Curitiba, com Selma Suely Teixeira.
02/09 - 19h30 - O Circo e a Cidade: histórias do grupo circense Queirolo em Curitiba, com Luiz Andrioli (estará autografando após a palestra).
03/09 - 19h30 - TUT, TECEFET, TETEF: 35 anos de teatro na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com Ismael Scheffler. Mais informações: teatro-ct@utfpr.edu.br

Polin: a terra prometida dos judeus


Quadro de Jan Matejko "Przyjęcie Żydów w Polsce 1096" (Chegada dos judeus na Polônia em 1096)

O Consulado Geral da República da Polônia, em Curitiba, está convidando a sociedade paranaense para a abertura da exposição, "Mil anos dos Judeus na Polônia". A mostra é elaborada pelo Instituto Adam Mickiewicz de Varsóvia e composta de cartazes, ilustrações, fotografias e textos provenientes de acervos de várias organizações e arquivos particulares.
Para Piotr M.A. Cywiński, "Mil anos de diálogo e conflitos, favores e sofrimento, desenvolvimento e crise, autonomia e dependência, felicidade compartilhada e crueldade, até o Shoah. Apresentamos o passado e o presente dos Judeus Polacos. Sua história representa a parte vital da nossa identidade. Todo o tempo em que a história da vida judaica renasce na Polônia aprendemos a descobrir novamente o vazio. Nós, os que sentimos a ausência, pagamos o tributo aos que nos deixaram."
A abertura é no dia 4 de setembro de 2008, às 19 horas, na Biblioteca Pública do Paraná - Rua Cândido Lopes, 133, com "Vinho de Honra". A exposição permanecerá aberta até o dia 18 de setembro de 2008.

P.S. No Talmud já estava escrito sobre um lugar chamado Polin, ou a terra prometida dos judeus.

Cai novamente o desemprego na Polônia

Varsóvia e seus novos arranha-céus. Foto: skyscraperCity
O Escritório Central de Estatísticas (GUS) anunciou que o nível de desemprego teve um percentual de 9.4% em julho, caindo 0.2% em relação a junho. No mesmo período do ano passado a Polônia tinha 12.1% de taxa de desemprego.
32 mil pessoas deixaram os registros de desemprego que apresentavam uma taxa oficial de 1.420.000 desempregados em julho último.
A criação de novos empregos, contudo, é desigual no país. Na capital, Varsóvia, virtualmente todos estão empregados, enquanto em algumas áreas rurais a taxa de desemprego ronda os 45%.